Depois do novo Chevrolet Onix Plus (sedã), lançado em setembro, agora chegou a vez da renovação total do Onix hatch, modelo mais vendido do Brasil há cinco anos. O lançamento oficial será realizado na semana que vem, e as vendas devem começar logo na sequência. E o que esperar dele?
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As expectativas estão em grau elevado. Afinal, o Onix atual sai de cena e deixa ao sucessor uma folga considerável sobre o segundo colocado. Para se ter uma ideia, no acumulado até outubro, foram vendidas 200.588 unidades do Onix. Somados, Ford Ka (o segundo, com 86.443 emplacamentos) e Hyundai HB20 (terceiro, com 85.861 unidades) não chegam perto do hatch da Chevrolet.
A exemplo do sedã, o hatch também chega completamente renovado em sua segunda geração. A Chevrolet do Brasil não adiantou informações a respeito do carro, mas a filial argentina não teve a mesma discrição, e divulgou as medidas do carro.
Entre ganhos e perdas
Como era esperado, o modelo produzido em Gravataí (RS) está maior. O novo Onix tem 4,16 metros de comprimento, ou 23 cm a mais que a geração anterior (3,93 m). O entre eixos cresceu menos: foi para 2,55 metros, ou 2 cm a mais que o anterior (2,53 m).
A largura foi de 1,70 m para 1,73 m, enquanto a altura praticamente ficou inalterada (1,47 m).
Nem tudo, no entanto, se expandiu. Também a exemplo do que ocorreu com o sedã, a capacidade do porta-malas diminuiu. Dos atuais, 289 litros, o novo chega com 275 l, ou 14 litros a menos. O tanque de combustível perdeu dez litros: caiu de 54 para 44 l.
São dois motores 1.0, ambos com três cilindros: a vedete é o turbo, que rende 116 cv e 16,8 mkgf de torque. A opção aspirada tem 82 cv e 10,6 mkgf.
Confira os preços do novo Chevrolet Onix 2020
No lançamento do Onix Plus, a Chevrolet evitou falar muito do hatch, mas divulgou os preços e os principais equipamentos do modelo. A Chevrolet irá repetir a estratégia vencedora aplicada no sedã. No modelo de três volumes, a marca mudou tudo e manteve os preços de algumas versões do antigo Prisma.
Os preços partem de R$ 48.490, na versão básica, 1.0 com motor aspirado e câmbio manual. O motor turbo estará disponível desde o modelo básico, por R$ 55.590. Além do motor mais forte, nesse caso o modelo vem acompanhado de câmbio automático de seis marchas.
Também como no sedã, o hatch ganhará a versão Premier, de topo de linha. Ela custará R$ 69.990, e receberá itens como rodas de liga leve aro 16, luzes diurnas e lanternas de LEDs. Por mais R$ 3 mil, o Onix traz alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento e interior em duas cores (preto e caramelo ou preto e cinza).
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A partir da versão LT, o modelo vem com a central multimídia My Link, e a partir do segundo pacote de opcionais da mesma versão há Wi-Fi e o assistente pessoal remoto OnStar. Ambos os serviços são pagos à parte. No caso da internet, o pacote básico (2 Gb) sai por R$ 29,90.
Versão esportiva RS é a surpresa
Uma das surpresas deverá ser a versão esportiva RS, equipada com motor turbo e câmbio manual de seis marchas. Nessa versão, o modelo tem acabamento escurecido, para-choques diferentes, defletor de ar sobre a tampa traseira, etc.
Todas as versões trazem de série seis air bags, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
Os casos de incêndio podem chamuscar o hatch?
A Chevrolet agiu rapidamente para corrigir a falha na programação do motor, que acabou resultando em recall do Onix Plus, por risco de incêndio. Após o segundo caso de fogo, ocorrido no final de setembro, a montadora montou uma operação que consistiu em recolher os carros que já haviam sido vendidos.
Enquanto isso, a empresa identificou o problema, definiu qual seria a nova calibração e convocou o recall. Oficialmente, a data inicial do recall foi na segunda-feira, dia 18, mas os concessionários já estavam fazendo a convocação desde a semana anterior. O objetivo era evitar que os carros continuassem em circulação.
De acordo com a estratégia montada pela fabricante, o dono deveria deixar o carro na autorizada e sair de lá com um veículo alugado. Isso porque, sob determinadas condições (como temperatura alta, pressão atmosférica elevada, baixa umidade do ar e uso de gasolina), havia risco de incêndio.
Como as vendas já foram retomadas e aparentemente a falha foi solucionada, não deve haver problemas com a decolagem de mercado do hatch.
E o acabamento?
O Onix Plus tem muito plástico duro no revestimento interno, tanto no painel como nas laterais de portas. Então, certamente o padrão irá se repetir no hatch. Isso não é exatamente um demérito, já que os concorrentes também seguem pelo mesmo caminho, caso do VW Polo.
O que nossos leitores têm reclamado (e que vai se repetir no hatch) é o fato de o apoio de cabeça estar embutido no encosto do banco. Isso transmite a ideia de economia, de carro barato.