Qual o futuro do Volkswagen Fox?

Com dois milhões de unidades produzidas, ele pode não ter vida longa no Brasil

fox
FOX Crédito: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO

Lançado em 2003, o Volkswagen Fox chegou ao mercado como uma opção de carro mais “premium” entre os compactos. Tinha uma série de soluções diferentes. Ele era mais alto, apesar de estreito, o banco traseiro corrediço, e um acabamento diferenciado em relação ao Gol.

Mas o tempo passou, ele superou os 2 milhões de unidades produzidas até aqui, quase de 500 mil unidades exportadas. O projeto levado para a Europa nesse meio tempo, para ser um carro de entrada por lá, mas hoje o futuro dele é incerto em meio as mudanças na gama da Volkswagen e a que está por vir.

O Fox tinha o status de compacto premium da Volkswagen no Brasil, mesmo quando o antigo Polo ainda estava à venda no Brasil. Agora, com o retorno da nova geração ele perdeu protagonismo e espaço. O modelo teve sua linha reduzida a poucas versões, perdeu as versões automatizadas e as mais equipadas.

No lançamento do Polo, em setembro de 2017, a gama do Fox que tinha preços conflitantes foi extirpada, e restaram apenas duas versões, a Connect e Xtreme, ambas equipadas com o motor 1.6 flexível de até 104 cv.

Hoje, o Fox vive como nas histórias do “irmão do meio”. Geralmente o caçula é mais querido do mãe e o mais velho, do pai, ou vice-versa. No caso, o irmão menor é o Gol, que até ganhou o câmbio automático – que foi preterido ao Fox – e o mais velho é o Polo. E agora a Volkswagen não sabe bem o que fazer com o Fox.

Apesar da Volkswagen tratar o atual Fox como uma segunda geração graças as profundas mudanças em relação ao primeiro que foi lançado, a plataforma ainda é a mesma e o visual e o interior é que foram remodelados.

Como pontos fortes estão o bom espaço interno, a dirigibilidade adequada, apesar do centro de gravidade mais alto que dos outros dois irmãos, e a versatilidade, já que ele deu origem até a uma perua, a SpaceFox, considerada a sucessora “espiritual” da Parati como um carro familiar.

Futuro do Fox é uma incógnita

O que o futuro reserva para o Fox ainda é uma incógnita. Ele não foi bem sucedido na Europa como carro barato, aqui no Brasil, sempre teve a sombra do Gol como carro de entrada, depois ganhou ainda o problema chamado Up!, apesar de menor, mais eficiente em diversos quesitos, e depois o Polo.

A vida não parece ter um futuro longo para o Fox, mesmo com a garantia de um novo produto abaixo do Polo baseado na plataforma MQB A0, que deve fazer com que a Volkswagen dê adeus, de uma vez ao Polo, o Gol e o Up!, para receber um novo produto mais moderno, eficiente e com redução de custos no partilhamento de produção.

fox
VOLKSWAGEN

 

Usados legais pelo preço de um Toyota Corolla zero quilômetro:

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas