O perfil do presidente Jair Bolsonaro no twitter confirmou, nesta sexta-feira, 21, a intenção do governo de trazer a Tesla para o Brasil. “Em março estarei nos Estados Unidos. Em nossa extensa agenda a possibilidade da Tesla no Brasil”, diz a mensagem. Na última semana, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, realizou uma audiência para discutir a possibilidade.
Pontes se reuniu com Anderson Pacheco, engenheiro sênior de produção da Tesla, o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), e com Cleiton Pacheco Galdino, diretor de desenvolvimento de negócios de Criciúma. A cidade de Santa Catarina emergiu como favorita para receber a possível sede da Tesla no Brasil.
A empresa de Elon Musk não tem representação na América do Sul. A fabricante de carros elétricos recentemente terminou de construir uma fábrica na China. Apesar do tuíte de Bolsonaro e da reunião de Pontes, não há negociação formal com a Tesla.
É especulado que o governo brasileiro ofereceria algumas facilidades para atrair o interesse de Musk. A viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos, marcada para março, ainda não tem agenda definida.
– Em março estarei nos Estados Unidos.
– Em nossa extensa agenda a possibilidade da Tesla no Brasil. pic.twitter.com/Iu9LqX56Uh— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 21, 2020
Tesla é a marca de veículos mais popular da última década
A marca de carros que mais cresceu em popularidade desde 2009 é a Tesla. Nos últimos dez anos, a popularidade da fabricante de elétricos aumentou 385%. Na segunda colocação aparece a Jeep, com alta de 74%. Em seguida está a McLaren, com 37% de aumento. Jaguar e Lamborghini fecham o “top 5” com alta de 34% e 27%, respectivamente.
O estudo foi feito pelo site Compare The Market, que trabalha com comparação de dados. A base para a pesquisa foram os dados do Google Trends. A plataforma mostra assuntos e/ou tendências do que é mais buscado na internet.