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Hyundai Santa Fe surge com novo visual, mais tecnologia e motorização híbrida
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Hyundai Santa Fe surge com novo visual, mais tecnologia e motorização híbrida

Após divulgar teaser, Hyundai divulga as imagens da reestilização da terceira geração do Santa Fe

Redação

03 de jun, 2020 · 4 minutos de leitura.

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HYUNDAI SANTA FE 2021
Crédito:HYUNDAI

A Hyundai mostrou as primeiras imagens da reestilização do Santa Fe. O modelo, que está em sua terceira geração, agora adotou a linguagem visual dos novos produtos da marca, como o Sonata e também a família HB20 no Brasil.

Na dianteira, as mudanças mostram faróis bipartidos, com pequenos faróis na parte superior que dão um ar agressivo. Eles se complementam com o conjunto inferior e no grafismo interno do LED formam um “T”. A grade está maior e mais quadrada. Ela se complementa aos faróis inferiores, com o mesmo desenho já visto no Sonata. Atrás, as lanternas têm novo grafismo e uma barra que conecta ambas. No para-choque renovado, um refletor corre por toda a extensão.

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Segundo a Hyundai, a reestilização do Santa Fe deixou o modelo com melhor dirigibilidade e desempenho e mais econômico e seguro. Entre as mudanças realizadas estão mudanças nos pontos de fixação da suspensão e um sistema de absorção de vibrações na carroceria para reduzir barulhos.

A nova carroceria também está mais segura em termos de colisão, segundo a Hyundai. A adoção de novos aços de alta resistência na construção e uma estrutura de estampagem quente e carga diferenciada de deformação a impactos. Na prática, a Hyundai diz que em caso de colisão, a área da cabine se mantém mais intacta, protegendo os ocupantes.


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Santa Fe: interior e itens de série

Por dentro, o SUV grande também tem mudanças. O painel tem uma nova tela de 10,25 polegadas no sistema de entretenimento. O painel de instrumentos adotou uma tela virtual com 12,3 polegadas que pode ser personalizada. O console central é inclinado, diferentemente da maioria dos carros, que aposta em uma posição de 90º. O manete de câmbio foi substituído por botões para acionamento das marchas.

De série, ele traz um seletor de modo de terreno para o sistema de tração integral. Entre as opções disponíveis estão areia, neve, lama, eco, sport, conforto e smart – que escolhe sozinho o melhor modo de tração. Ele altera resposta de aceleração, entrega nas rodas e abertura das borboletas do acelerador.


A Hyundai só não divulgou quais são os motores do novo Santa Fe. Apesar disso, na Europa, está confirmado que o modelo terá pela primeira vez a opção de motorizações híbrida e híbrida plug-in. Isso era uma das vantagens da renovação profunda pela qual o modelo passaria, que incluía a plataforma nova do Sonata atual.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.