Você está lendo...
Governo canadense pede aos motoristas que não deixem alces lamberem seus carros
Notícias

Governo canadense pede aos motoristas que não deixem alces lamberem seus carros

Para conter esse novo tipo de turismo, governo implementou uma multa aos que se aproximarem e alimentarem o animal; veja o vídeo:

19 de nov, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Governo canadense pede para motoristas não deixarem alces lamberem seus carros
Crédito:Reprodução/Twitter/Carolyn Campbell
Governo canadense anuncia para motoristas não deixarem alces lamberem seus carros

Se em estradas e rodovias em todo Brasil precisamos ficar de olho em vacas, tamanduás ou capivaras para não os atropelar, no hemisfério norte a situação muda um pouco. Mais precisamente no Canadá, o governo solicita aos moradores e turistas não deixarem que alces lambam seus veículos.

Em época de inverno, é comum que as pessoas utilizem sal a fim de derreter o gelo espalhado em frente das casas e ruas. Para não acumular neve no veículo, elas também colocam no painel, no capô e nas rodas. Acontece que os alces já descobriram que os painéis e a carroceria do carro podem oferecer um alimento do qual ele pode ficar viciado.

Publicidade


Em entrevista para a CBC, Joe Urie, proprietário da Jasper Tour Company, afirma: “eu odeio dizer isso, mas este sal de estrada é como crack (para o animal)”. Eles podem até lamber o sal que fica na pista. Contudo, já perceberam que a concentração do mineral no carro é maior do que na estrada.

Sem dúvida que a notícia se espalhou vertiginosamente. Como resultado, turistas estão viajando para a parte canadense das Montanhas Rochosas, onde há uma grande população de alces, para conferir este momento com seus próprios olhos.

O problema ficou ainda mais grave por conta da queda do contingente de lobos, que é inversamente proporcional ao número de alces. Com o decorrer do tempo, o grupo de alces também ficou mais confortável à presença de humanos na falta de seu predador natural.


Motorista pode ser multado em mais de R$ 100 mil

Agora, além de o governo da província de Alberta avisar em placas para que não alimentem o animal com sal, ele estabeleceu uma pena. Dentro do Parque Nacional de Jasper, quem alimentar, atrair ou perturbar a vida selvagem pode pagar uma multa de C$ 25 mil, cerca de R$ 101,5 mil.

Segundo orientação do governo, logo que o alce se aproxime do veículo, o motorista deve buzinar para afastá-lo.

Veja o vídeo do animal lambendo o sal na carroceria do carro:




Deixe sua opinião