A Ford está muito próxima de lançar a sua nova picape Maverick. É o que indica o flagra feito dentro da fábrica em Hermosillo, no México. A imagem mostra uma unidade do novo modelo na linha de montagem, com alguma camuflagem para esconder suas linhas. Entretanto, os faróis e a grade aparecem totalmente descobertos, revelando um estilo próprio em relação ao SUV Bronco Sport.
Este não é o primeiro registro da Maverick feito de dentro da fábrica da Ford no México. No fim de 2020, imagens feitas no local revelaram o chassi da picape. E confirmaram (impresso na tampa traseira) o resgate do nome Maverick, que batizou o sedã esportivo feito no Brasil entre 1973 e 1979. Essa relação antiga com os brasileiros inclusive pode fazer com que a nova picape estreie primeiro aqui.
Livre de taxa de importação
Com a produção no México, a Ford Maverick virá para o mercado brasileiro sem pagar os 35% de taxa de importação. Por causa disso, quando desembarcar aqui, poderá competir de igual para igual com a Fiat Toro, que será a sua principal concorrente e é produzida localmente, em Goiana, Pernambuco. Esse benefício fiscal deve, portanto, ser um facilitador da vinda da picape para cá.
Da mesma forma, a vantagem fiscal tributária vai tornar a Maverick competitiva em preços. Contudo, a equação dependerá de como a Ford vai empacotar a sua picape. Tal como a Toro, a Maverick terá proposta mais direcionada ao lazer, e menos ao trabalho. Isso significa que o modelo apostará em versões bem equipadas, tecnologias modernas e motores turbinados.
Design próprio
O clique feito nos últimos dias é, sem dúvida, o mais revelador em relação ao design da Ford Maverick. Até então, pensava-se que a picape seria uma versão com caçamba do Bronco Sport. Entretanto, o flagra revela linhas próprias na dianteira. A grade, por exemplo, é bem maior que a do SUV. E faróis formam arcos simétricos no formato da letra “C”, num desenho que lembra a grandalhona F-150.
As semelhanças com o Ford Bronco, portanto, serão bem menores do que se imaginava para o design. Ainda assim, os modelos têm partes comuns, como as caixas de rodas, o capô e o formato quadradão da cabine. Já a traseira segue mantida em segredo, mas as imagens feitas da carroceria sugerem que o visual lembrará novamente as picapes maiores da marca, incluindo a própria Ranger.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seMotores turbo
Feita sobre a base modular do SUV Bronco Sport, a Ford Maverick terá o chassi em monobloco, exatamente como ocorre com a Fiat Toro. E como será com outras futuras, como a Volkswagen Tarok. Essa é a principal diferença das picapes da categoria em relação às médias, como a Ranger, que usam configuração chassi-cabine, considerada mais robusta para o uso no campo. Mesmo assim, é certo que a Maverick terá opção de 4×4.
Em termos de motores, a picape vai oferecer os mesmos conjuntos mecânicos do Bronco Sport. São eles os motores turbo 1.5 e 2.0 a gasolina, e a transmissão automática de oito marchas. No caso do SUV, as versões 1.5 Ecoboost possuem tração dianteira. Por aqui, a montadora pode usar o conjunto do Ecosport mais caro. No caso, o 2.0 flex de injeção direta de até 176 cv, e o câmbio de 6 marchas.
Bronco já está no Brasil
O Ford Bronco, novo SUV 4×4 da marca norte-americana, já está em solo brasileiro. A montadora emplacou 28 unidades do utilitário em Camaçari, onde fica a sua principal fábrica no país. Assim, o registro também confirmou outros detalhes. Dentre eles, o conjunto mecânico formado pelo motor 2.0 turbo e o câmbio automático de oito marchas, que deverão equipar também a Maverick.