A fusão entre os grupos PSA e FCA foi consolidada na última terça-feira (19). A formação da Stellantis, 4º maior grupo automotivo do mundo, já apresenta planos ousados no segmento de eletrificados. Com isso, ela deverá enfrentar uma acirrada disputa com o Grupo Volkswagen sobre quem irá liderar essa categoria.
Em conferência online, o CEO do grupo, Carlos Tavares confirmou que até 2025, cada novo modelo das 14 montadoras terá uma versão eletrificada.
Atualmente, somam-se 29 automóveis eletrificados, contudo, para o final deste ano, esse número subirá para 39 veículos. Até 2030, a meta é de que 35% dos seus veículos sejam elétricos
Assim, esses modelos sairão do gigantesco guarda chuva que comporta a Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge, RAM, Alfa Romeo, Abarth, Lancia e Maserati – do lado da FCA – e a Citroën, Peugeot, DS, Opel, e Vauxhall, da parte da PSA.
Eletrificados no Brasil
Apesar de tímida a presença de híbridos e elétricos por aqui, o único do grupo por aqui é o Peugeot 208 e-GT. Os próximos a desembarcarem no Brasil deverão ser o Jeep Renegade e Compass híbrido, projeto que atrasou por causa da pandemia mas deverá até o fim deste ano.
Além disso, a Fiat já confirmou a importação do 500 elétrico, que já está rodando por aqui,. Já a RAM 1500 poderá ganhar ainda uma versão com sistema híbrido leve, que dará recuperação de energia em frenagens.
O executivo confirmou que o total de funcionários da empresa passa de 400 mil pessoas trabalhando em mais de 130 mercados. Embora a cúpula executiva trate a fusão como um “escudo” contra cortes de emprego, a mesma não descarta possíveis demissões. Estima-se que consigam economizar cerca de US$5,9 bilhões anualmente.
Como anunciamos por aqui, uma das maneiras para deixar a produção mais eficiente e econômica será compartilhando plataformas, tecnologias e até projetos. A protagonista deste movimento deverá ser a plataforma CMP da Peugeot
Para dar segmento a seus planos, a Stellantis conta com a oferta de internet 5G nos mercados europeu e chineses, principalmente.