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Volkswagen fecha fábricas em todo o País
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Volkswagen fecha fábricas em todo o País

Todas as quatro plantas brasileiras da Volkswagen terão operações suspensas por 12 dias corridos a fim de evitar a propagação do novo coronavírus

Redação

19 de mar, 2021 · 3 minutos de leitura.

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VW São José dos Pinhais
Fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR), de onde sai o SUV T-Cross
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Depois da GM, agora, a Volkswagen do Brasil anuncia paralisação. A fabricante comunicou, nesta sexta-feira (19) a suspensão da produção de todas as suas unidades instaladas no País a partir de quarta-feira (24) por 12 dias corridos. Ou seja, a princípio, dura até o dia 4 de abril.

A ideia da Volkswagen, portanto, é tentar barrar a propagação do novo coronavírus. “Com o agravamento do número de casos da pandemia e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros, a empresa adota esta medida a fim de preservar a saúde de seus empregados e familiares. Nas fábricas, só serão mantidas atividades essenciais”, diz a montadora, em nota.

Ainda de acordo com a Volks, a medida, que foi tomada em conjunto com os Sindicatos locais, prevê que os empregados da área administrativa atuem em trabalho remoto, em esquema de home office (trabalho em casa).

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Volkswagen no Brasil

A Volkswagen, hoje, tem quatro fábricas em solo nacional. Três delas ficam em São Paulo. A principal delas, e mais antiga, fica no ABC paulista, na cidade de São Bernardo do Campo (SP). De lá, saem Nivus, Polo, Saveiro e Virtus. A planta de São Carlos, no Inteior, é responsável pela produção de motores. Já das linha da unidade de Taubaté saem os populares Gol, Voyage e up!. Por fim, São José dos Pinhais (PR) produz o hatch Fox e o SUV T-Cross.

A fabricante tem, ao todo, 12 modelos no portfólio. A gama começa pelos modelos populares up! e Gol. Ainda na lista de hatches, conta com Fox e Polo. Para o público que gosta de sedã, no entanto, a Volkswagen oferece Voyage, Virtus e Jetta. Na cogitada categoria de SUVs, a montadora dispõe de Nivus, T-Cross e Tiguan Allspace. E, por fim, no ramo de picapes, destacam-se Saveiro e Amarok.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.