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Ram 2500 reduz preço do pós-vendas para atrair clientes
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Ram 2500 reduz preço do pós-vendas para atrair clientes

Segunda picape mais potente do Brasil, Ram 2500 Laramie, passa a ter revisões anuais e 11% mais baratas, com preços a partir de R$ 2.118

Redação

29 de mar, 2021 · 3 minutos de leitura.

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ram 2500
Ram 2500 Laramie é o modelo com maior torque do País, são 110,7 mkgf
Crédito:Stellantis/Divulgação

Numa época em que a maioria das fabricantes de veículos têm se lamentado, com baixa em vendas e falta de perspectivas, a Ram tem motivos para comemorar. Sua picape de grande porte, 2500, já registra crescimento de 13% neste primeiro bimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, são 419 unidades emplacadas no País. E, para atrair ainda mais o consumidor, a marca aposta em um novo plano de manutenção.

Também válido para as picapes ano/modelo 2019 e 2020, o novo plano de revisões programadas da linha 2021 da Ram 2500 Laramie tem prazo anual ou a cada 24 mil km, o que ocorrer primeiro. Antes, o período era de seis meses. De acordo com a marca, este é o maior intervalo de quilometragem do mercado brasileiro.



Além disso, houve redução de 11% no valor total do pacote de revisões. Na primeira delas, com 12 meses ou 24 mil km, o cliente paga R$ 2.118. A segunda (24 meses ou 48 mil km) custa R$ 2.932. Por fim, quando o modelo completa 36 meses ou 72 mil km, o montante fica em R$ 2.523.

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Atributos da Ram 2500

Com preço sugerido de R$ 397.990, a Ram 2500 Laramie tem motor turbo diesel 6.7 com seis cilindros em linha. Com seus 365 cv, trata-se da segunda picape mais potente do mercado brasileiro – perde apenas para a irmã Ram 1500 Rebel, com seus 400 cv.

Ram
Stellantis/Divulgação

A grandalhona é capaz de rebocar até 7,8 toneladas. Quem ajuda nessa missão é o torque de 110,7 mkgf (o maior do País). No total, a Ram 2500 tem capacidade de carga de 1.088 kg. Na lista de equipamentos, destaque para a central multimídia com tela touch screen de 12″ que exibe as imagens das câmeras de caçamba e 360°. Tem até cancelamento ativo de ruídos externos para diminuir o incômodo dentro da cabine.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.