A Jeep começou a divulgar o inédito SUV de 7 lugares que estreia no fim deste ano no Brasil. O vídeo de 19 segundos mostra detalhes da dianteira, além das letras “ER” na traseira. Trata-se do nome do novo utilitário, que deverá se chamar Commander. Com três fileiras de bancos e sete assentos, o SUV é baseado no Compass, mas terá identidade própria.
A Jeep fez de tudo até aqui para esconder o design do Commander. O SUV foi feito pelo centro de estilo brasileiro da antiga Fiat Chrysler Automobiles e, agora, grupo Stellantis. Entretanto, com base em flagras e relatos de fontes, o Jornal do Carro publicou em março projeções do futuro lançamento. E o design será diferente em relação ao novo Compass.
O Jeep Commander terá o visual ligeiramente mais sofisticado do que o irmão de 5 lugares, que estreia em maio no Brasil. Por enquanto, o teaser mostra só elementos da dianteira, que se parece bastante com os desenhos que publicamos. A grade tem preenchimento tridimensional, enquanto une os faróis estreitos e contornados por LEDS diurnos.
As projeções foram feitas com base no chinês Grand Commander, de sete lugares, e no novo Grand Cherokee. Acredita-se que o utilitário nacional (“Projeto 598”) seguirá tais linhas, com visual robusto. Contudo, a traseira será mais comprida e vertical na comparação com o Jeep Compass, trazendo lanternas unidas por um friso e colunas “C” bem espessas.
Motor 2.0 turbo diesel terá 203 cv
Conforme antecipamos no Jornal do Carro, o novo Jeep Commander chegará, de início, somente com motor diesel. A montadora trabalha na atualização do 2.0 turbo de 170 cv, que ganhará potência considerável, subindo para cerca de 203 cv. O torque também vai crescer, ficando próximo de 40 mkgf. A tração, claro, será 4×4.
Dessa maneira, o SUV de 7 lugares vai entregar desempenho sólido no fora-de-estrada, deixando o inédito motor 1.3 GSE turbo flexível para o novo Compass. Posteriormente, o Commander deverá adotar a opção turbo flex. Para reduzir as emissões de gases, a versão diesel terá um tanque auxiliar de Arla 32, reagente à base de ureia já utilizado por caminhões.
Assim, a Jeep vai reduzir a quantidade de gases emitidos pelo motor 2.0 turbo diesel. O reagente Arla 32 possui 32,5% de ureia pura na composição e gera reação química que quebra os óxidos de nitrogênio, transformando-os em água e nitrogênio. Porém será preciso reabastecer e caberá à Jeep instruir os futuros proprietários do Commander.
SUV nacional mais tecnológico da Jeep
Segundo a Jeep, o novo modelo será “o SUV mais tecnológico feito na América Latina”. Além de ter as principais novidades do novo Compass, como o painel e a multimídia enorme, o Commander terá o quadro de instrumentos em tela colorida de 10 polegadas, bem como diversos recursos eletrônicos avançados de segurança ativa e passiva.