Logo após a Jeep dar um spoiler sobre o nome de seu futuro SUV de sete lugares, o modelo foi visto novamente pelas ruas. Embora ainda rode sob camuflagem pesada, o Commander deixou a mostra alguns de seus traços. Para esconder o conjunto ótico da traseira, a Jeep fixou duas lanternas quase que nas laterais do modelos. Olhando o modelo de relance, as lanternas mais se parecem com duas antenas.
O seguidor do Jornal do Carro no Instagram, Gutemberg Andrade, foi o responsável pelos cliques, feitos enquanto passava pela ponte Rio-Niterói. Pela imagem, fica evidente a divisão em três fileiras do modelo. Ainda que a Jeep tenha emoldurado o vidro de trás, a traseira chapada e o caimento do teto mais verticalizado denunciam que se trata do Commander.
Vale lembrar que no final do ano passado, o modelo foi flagrado rodando por São Paulo. Naquela época, contudo, as lanternas estavam em evidência e ficava claro o formato dos faróis da Jeep. O SUV, no entanto, está bem longe de sua “terra natal”, já que ele será produzido na fábrica da Jeep em Goiana (PE).
SUV chega no final do ano
Mesmo sem data confirmada, o Commander chegará ao mercado até o final do ano. De início, ele utilizará somente motor diesel. A montadora trabalha na atualização do 2.0 turbo de 170 cv, que ganhará mais potência, subindo para cerca de 203 cv. O torque também vai crescer, ficando próximo de 40 mkgf. Como de costume, a tração será integral.
Posteriormente, o veículo deve utilizar o motor 1.3 GSE turbo de 185 cv, que equipará primeiro o novo Compass.
Conforme já havíamos anunciado, o Commander terá forte apelo tecnológico. De acordo com a Jeep, o modelo fruto do “Projeto 598” será “o SUV mais tecnológico feito na América Latina”.
Assim, ele deve herdar o painel do Compass, que conta com nova central multimídia de 10,1 polegadas com a plataforma Adventure Intelligence com Wi-Fi a bordo, além de novo volante e carregador sem fio. Por ser um produto mais sofisticado, é provável que o painel de controle também seja digital.
Herança do Grand Commander
Embora o Commander empregue várias das características do Compass, seu desenho terá forte influência do irmão chinês Grand Commander. Com um visual mais corpulento, a dianteira terá os faróis unidos à tradicional grade da Jeep, enquanto na parte de trás as horizontais e estreitas lanternas invadem a tampa do porta-malas.