Há um pouco mais de dois anos, durante o Salão de Genebra, a Fiat apresentou o conceito Centoventi EV, carro urbano elétrico que poderia vir ao Brasil sob o nome de Palio. Agora, o grupo Stellantis deu aval para construção do crossover elétrico da Fiat e de um SUV pequeno da Jeep na fábrica do grupo em Tychy, na Polônia. Com a intuito de baratear seu preço, o novo modelo da marca italiana utilizará baterias da empresa chinesa BYD.
De fato, de Palio, o conceito não tem nada. Ele mais lembra o nosso atual Uno. Comparações à parte, o premiado protótipo foi lançado como uma prévia do hatch elétrico Fiat Panda com a missão de ser uma opção mais barata ao Fiat 500e e concorrer com o Dacia Spring, uma variante elétrica do Kwid.
Para isso, o simpático modelo começará a ser fabricado em julho de 2023 na fábrica polonesa de Tychy, local onde seus “primos” Fiat 500 e Lancia Ypisilon são construídos. Além disso, ele utilizará a mesma plataforma do Peugeot 208 e do novo C3 brasileiro, a CMP.
A fim de chegar no mercado como um modelo popular, a Fiat precisou ser estratégica na escolha das baterias. De acordo com o site Automotive News Europe, a Fiat confirmou que o novo carro usará somente as baterias fornecidas pela chinesa BYD, fabricante de automóveis, baterias e componentes eletrônicos.
A troca de fornecedores, da chinesa CATL para BYD, mostra um mudança na tecnologia das baterias, bem como uma tentativa em reduzir o preço final do veículo.
Autonomia prolongada
Ainda é um mistério se a versão final do produto seguirá o sistema de adição de baterias apresentado na época do Salão. Ele apresenta uma motorização elétrica que com bateria substituível e atualizável. Desse modo, os clientes poderiam adicionar até três células de bateria extras após a compra do veículo. O objetivo visava ampliar a autonomia, que poderia variar de 100 km a 500 km.
Por enquanto chamado por Projeto 364, o crossover urbano com suspensão mais elevada mede apenas 3,68 metros de comprimento e apenas 1,52 metros de altura. Isto é, 5 cm mais curto que o Dacia Spring (1,73 m) e praticamente a mesma altura que o concorrente.
A imprensa estrangeira acredita que ele seguirá o nome Panda e conviverá com a versão 100% a combustão do hatch. Posteriormente, a configuração elétrica será a única a ser mantida.
Jeep também terá novo SUV
Seguindo a onda mundial de utilitários esportivos pequenos, a Jeep é a próxima a ingressar nesse segmento. Conforme antecipamos no Jornal do Carro, a marca norte-americana usará a plataforma CMP para produzir o pequeno SUV. Assim, dividirá espaço da fábrica polonesa com o Fiat 500 e com o Panda, por exemplo.
O pequeno jipe, de codinome Projeto 516, iniciará sua produção no final deste ano. Uma versão elétrica do modelo iniciará produção em julho de 2023 e poderá usar as baterias fornecidas pela BYD.
Por fim, a planta possivelmente abrigará a produção de um SUV elétrico da Alfa Romeo (conhecido internamente por Projeto 966), cujo início da linha de montagem começará em outubro de 2023.