Depois de ser fotografada na linha de montagem e até em gravação de comerciais, a Ford enfim se pronunciou sobre a Maverick. Seguindo a tendência da eletrificação da F-150 Lightning, a picape média-compacta terá ao menos uma versão híbrida, diferenciando-se das concorrentes Hyundai Santa Cruz e a brasileira Fiat Toro. Por fim, a apresentação do modelo na próxima semana, com entregas a partir do fim do ano.
O importante lançamento da Ford foi anunciado nas redes sociais da atriz norte-americana Gabrielle Union nesta quinta-feira (3). Contudo, a montadora optou por revelar somente algumas partes da Maverick, mas deu pistas de suas funcionalidades.
Na imagem que mostra o emblema XLT, por exemplo, há um elemento embutido ao lado do vidro do motorista. Ele permite a abertura das portas por meio de uma senha. Além disso, no teaser em que o portão da garagem se abre, a denominação “Hybrid” parece na tampa da caçamba.
Com foco no público mais jovem, a montadora fará a apresentação da picape nas redes sociais Tik Tok, Facebook, Instagram, bem como na plataforma de streaming Hulu no dia 8 de junho. A produção na fábrica de Hermosillo, no México, deverá começar em julho e as primeiras unidades estão previstas para chegar aos EUA entre setembro e dezembro.
Flagra sem camuflagem
Quase que simultaneamente, um usuário do fórum da Maverick Truck Club publicou imagens de outras versões da picape com cores diferentes. Em primeiro plano está uma caminhonete vermelha, cuja estampa na caçamba mostra “FX4 off-road”. Isso reforça que a Ford manterá na Maverick a nomenclatura já usada nos EUA em outras picapes, como a Ranger.
Embora não esteja nítido, em um dos registros conseguimos ver um pouco do painel e dos bancos dianteiros de uma das configurações. Eles remetem ao interior do recém-lançado Bronco Sport, SUV com o qual dividirá plataforma. Dessa forma, a Maverick será a única picape da Ford feita com chassi em monobloco. Mas promete grande capacidade no 4×4.
Não ficou claro de qual versão se trata a picape azul em segundo plano. Todavia, sabemos que o comercial leve ganhará uma variante Lariat, conforte antecipamos no Jornal do Carro com base no registro da Quatro Rodas. O modelo já está homologado no Brasil, e terá iluminação Full LED, tração integral e suspensão traseira independente.
Motorizações
Como de costume das picapes da Ford nos EUA, a Maverick deverá oferecer uma ampla gama de trens de força. A começar pelo motor 1.5 turbo do Bronco Sport vendido nos EUA, cuja potência máxima atinge os 183 cv (mesma potência da Toro turbo flex, cabe enfatizar).
Dessa forma, terá opção com o motor 2.0 turbo Ecoboost de 240 cv de potência e 38 mkgf de torque, que equipa o Bronco Sport Wildtrack à venda no Brasil. Por fim, a Ford não confirmou diretamente a versão híbrida. Portanto, ainda não há informações técnicas sobre a mecânica.
Preço será decisivo
Para ganhar espaço no Brasil e se sustentar frente à consolidada Toro e às futuras nova Montana e Tarok, o preço da Maverick não poderá superar os R$ 200 mil.
Nos EUA, a picape deve começar por volta dos US$ 20 mil, o equivalente a cerca de R$ 101 mil na conversão direta. Como o Brasil possui acordo de livre-comércio com o México, país onde a Ford produzirá a Maverick, ela será comercializada sem pagar a taxa de importação.
No entanto, caso chegue apenas na versão topo de linha Lariat, o preço pode ficar próximo ao do Bronco Sport, que custa R$ 256 mil. Assim, a Maverick poderá se tornar um modelo de nicho e não terá fôlego perante a Toro, que é feita em Goiana (PE). Se o calendário da montadora seguir sem interrupções, picape Ford deverá chegar ao Brasil no início de 2022.