Seguindo a tendência na categoria dos SUVs compactos, a Jeep irá incluir o novo motor 1.3 GSE turbo (T270) na gama do Renegade. Para acompanhar o novo trem de força, o jipe ganhará uma leve plástica visual, assim como aconteceu com o Compass. Embora a novidade deva chegar somente na linha 2023, no início de 2022, um recente flagra mostra o modelo ostentando o novo visual com uma inédita cabine.
Ainda bastante camuflado, o SUV foi flagrado em uma cegonheira na região de Marimbondos, em Alagoas, por Jailzo Maciel. A foto, publicada no perfil do Andre Gessner (@gessnermotors) mostra uma leve diferença na grade dianteira, cujas sete fendas parecem um pouco menores, mas o efeito que pode ter sido causado pela camuflagem mais pesada.
Além disso, o espaço que leva a placa do carro está um pouco mais abaixo do que o normal. Embora possa ser consequência do disfarce, isso pode indicar uma plástica no para-choque dianteiro. Desse modo, essa será a segunda e derradeira reestilização antes da nova geração.
Volante à la Compass
Um dos registros revela o interior da linha 2023 do SUV. Por sua vez, ela adota um novo volante multifuncional semelhante ao do Compass e do Commander. Com estofamento em couro, os bancos dianteiros empregam abas laterais para dar mais conforto ao motorista e passageiro.
Encoberto, o painel promete adotar a central multimídia de 10,1 polegadas, já presente nas versões mais caras do Compass. As configurações de entrada deverão receber a tela multimídia de 8,4″. Ele terá conexão com Android Auto e Apple CarPlay, bem como deverá oferecer a plataforma de conectividade Adventure Intelligence com Wi-Fi embarcado.
Motor turbinado
O chamariz do novo Renegade, entretanto, será o propulsor turbinado. Assim, as versões flex mais caras receberão o novo motor 1.3 T270 que gera até 180 cv e 27,5 mkgf de torque. Atrelado a ele, estará o câmbio automático de seis velocidades.
Como de costume, as versões mais caras continuarão com o 2.0 turbo diesel e, possivelmente, adotarão o tanquinho de Arla 32 para reduzir as emissões de poluentes. Acoplado a esse trem de força, está o câmbio automático de nove marchas.
Fim do motor 1.8 E.torQ
Falando sobre emissão de poluentes, a Jeep adotou o tanque de Arla 32 no Compass como forma de se antecipar à próxima fase (L7) do Proconve, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
Contudo, o 1.8 E.torQ não terá o mesmo destino: as novas regras, que entrarão em vigência no dia 1º de janeiro de 2022, obrigarão a montadora a tirar o veterano motor de linha logo no início do ano, de acordo com informações apuradas pelo site Autos Segredos.
Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o motor 1.8 aspirado está com os dias contados e não chegará à linha 2023. Seu substituto, portanto, deverá ser o motor 1.0 turbo flexível da Stellantis, que estreará ainda neste ano no SUV Fiat Pulse. O câmbio que trabalhará com esse propulsor será o inédito CVT. Desta forma, esse conjunto mecânico equipará somente as versões de entrada do SUV.
Estratégia para continuar líder
A troca de propulsores será estratégica para manter o Renegade como líder da categoria. Ele entrará para o grupo de SUVs com motores turbo, oferecendo dois tipos de trens de força turbinados.
Vale reiterar que, alguns concessionários afirmavam que o SUV compacto da Jeep chegaria ainda neste ano com o propulsor turbo. Assim, um dos motivos plausíveis para o adiamento do lançamento é a falta de semicondutores, que acaba por limitar a produção das montadoras.