A General Motors confirmou a data de lançamento da segunda geração do Bolt EV no Brasil: setembro. O modelo – que aterrissou por aqui há cerca de dois anos – chega num momento de expansão da Chevrolet. A marca está triplicando sua rede de concessionárias para 79 pontos habilitados para comercialização e pós-vendas de carros elétricos.
Além da missão de eletrificar a frota do País, o novo Bolt vem inovando em tecnologia e design. Dessa forma, suas linhas estão mais modernas. Os faróis (com luzes de LEDs) são afilados e se dividem em duas partes. Nas laterais, há grande área envidraçada. A traseira, por sua vez, tem lanternas horizontais sobre a tampa do porta-malas – que mantém o formato.
Do lado de dentro, o painel do Bolt foi totalmente redesenhado. Destaque para a tela central de 10,2 polegadas. O quadro de instrumentos digital também é novo, assim como o volante e os comandos do ar-condicionado. Não há alavanca de câmbio, mas botões de acionamento eletrônico. Lembrando que os carros elétricos não têm relações de marcha.
Na lista de equipamentos, há conexão sem fio com Apple CarPlay, bem como carregador de smartphone por indução (sem fio), teto solar panorâmico e bancos dianteiros aquecidos e ventilados. O pacote tem ainda Wi-Fi a bordo, além de outros serviços conectados.
Mecânica será mantida
O hatch elétrico foi apresentado no início deste ano como parte do plano da GM de lançar 30 novos elétricos globais até 2025. O modelo naturalmente é o símbolo da nova fase da marca, com mais de 100 mil unidades vendidas desde a estreia, em 2016. Do modelo atual, a marca preserva o motor elétrico com 202 cv e 36,7 mkgf de torque.
Da mesma forma, o novo Bolt mantém o pacote de baterias de 65 kWh. Com ele, a autonomia do hatch é de até 416 km. Entretanto, de acordo com a GM, o modelo traz sistema de carregamento rápido. Assim, em 30 minutos, é possível obter energia para rodar 160 km.
Recarga e preço
A fabricante informa que, em tomadas caseiras de 240V, a recarga leva em torno de sete horas para ser feita. Mas também é possível carregar a bateria em tomadas de 120V. Porém, nesse caso, o tempo de recarga aumenta consideravelmente.
Por fim, o novo Bolt terá preço sugerido de US$ 31.995 nos Estados Unidos. Ou seja, esse montante é equivalente a mais de R$ 166 mil na conversão direta, sem impostos. Contudo, no Brasil, o hatch elétrico certamente chegará com preço próximo aos R$ 300 mil. Afinal, na linha atual, o Chevrolet Bolt já passa dos R$ 270 mil.