Depois da Ford revelar a nova geração da Ranger, agora é a vez da Volkswagen mostrar um pouco mais da próxima Amarok. É que as picapes médias irão compartilhar a plataforma na nova geração. Por isso, a marca alemã aproveita para desfazer qualquer dúvida sobre a continuidade da sua picape média na América do Sul.
Isso porque, além de novos desenhos, a Volkswagen confirma a produção da nova Amarok na África do Sul e também na Argentina, em Pacheco, onde a picape é atualmente produzida. Dessa forma, as novas Ranger e Amarok continuarão a vir do país vizinho totalmente renovadas a partir de 2023. Inclusive, no caso da Ranger, deverá haver versão híbrida inédita.
Entretanto, por ora, a Volkswagen não dá pistas da nova geração da sua picape. Os desenhos mostram apenas um pouco mais do novo design, e deixam claro que o modelo da marca alemã terá visual bem diferente ao da nova Ford Ranger, a despeito de ambas compartilharem o projeto. Nos sketches, a nova Amarok é repleta de vincos e parece mais parruda.
É claro que, por enquanto, são apenas esboços. Mas a versão de produção está cada vez mais próxima de aparecer, com estreia prevista para 2022. Assim, é certo que a nova Amarok terá o estilo mais atual da Volkswagen, com os faróis totalmente integrados à grade composta de linhas retas que realçam esse aspecto mais robusto dos utilitários da marca.
Interior é revelado pela primeira vez
Os novos desenhos da VW Amarok 2023 mostram a picape em um cenário de safari. Assim, remetem à campanha de proteção de rinocerontes da Wilderness Foundation Africa (WFA). A organização de proteção à vida selvagem tem a picape da marca alemã como veículo de apoio em suas operações na África do Sul desde 2011 – ou seja, há uma década.
Mas, para além da parceria, um dos sketches mostra pela primeira vez o interior da nova geração da Amarok. E o desenho finalmente revela um ponto de contado da picape da Volkswagen com a nova Ford Ranger. Ambas terão uma grande tela multimídia no painel, em disposição vertical, seguindo, portanto a tendência de design de interior das picapes.
Na imagem também é possível ver que a nova Amarok terá muitos nichos para acomodar objetos, como por exemplo pequenas garrafas. Além disso, o console tem um seletor para os programas eletrônicos do sistema 4×4. Outro detalhe revelado é o quadro de instrumentos com um grande display colorido. Por final, há teto solar e bancos largos e estilizados.
No comunicado oficial, a Volkswagen confirma a chegada da picape no final de 2022 na Europa, com lançamento posterior nos demais mercados. Ou seja, aqui no Brasil a picape será lançada em 2023, após o início da produção na fábrica de Pacheco. Amarok e Ranger, portanto, irão estrear quase juntos daqui a dois anos, para tentar fazer frente à Toyota Hilux e Chevrolet S10, os dois modelos que dominam as vendas por aqui.