Prometida para este ano, a Amarok 2023 está próxima de estrear e teve novos desenhos revelados pela Volkswagen. Com isso, o site russo Kolesa publicou projeções de como deve ficar a versão final. A próxima geração da picape vai dividir plataforma com a nova Ford Ranger e promete avanços tanto em estrutura quanto em termos de visual.
Nesse sentido, é possível notar, tanto na projeção quanto nos sketches, que a Amarok 2023 seguirá o visual de modelos mais novos, como o SUV Taos. A dianteira, por exemplo, terá uma nova grade cromada que integra os faróis Full LEDs. Outro detalhe presente desde o primeiro teaser é o para-choques com a parte central toda prateada – no Taos, a peça é em black piano.
Na parte de trás, a Amarok 2023 terá o nome estampado em letras garrafais na tampa da caçamba. Esta, por sua vez, pode ter abertura lateral (assim como na Fiat Toro. As lanternas, como de praxe, terão formato vertical, mas com lentes modernas e iluminação Full LEDs. Na comparação com a atual geração, a picape mostra muito mais vincos na carroceria. Nas laterais, destaque para as caixas de rodas bem volumosas, que formam culotes e trazem um estribo para facilitar o acesso à cabine.
Produção e destino
Enquanto a Ford tem visual mais limpo, a Amarok 2023 terá linhas mais geométricas, que realçam a robustez. Ou seja, a despeito de compartilharem plataforma, as picapes terão personalidades próprias e distintas. Cabe relembrar que a próxima geração do modelo da Volkswagen será feita pela Ford na planta de Silverton, na África do Sul.
Desse modo, a Volkswagen mantém em sigilo a estratégia que adotará no mercado sul-americano. Até agora, a alemã ainda não confirmou a nova geração da picape no Brasil. Mas, de certo, o fará. Afinal, por aqui, os modelos a diesel ainda serão realidade por um bom tempo. E a nova geração da Amarok deve apostar no 3.0 V6 turbodiesel.
Nas dimensões, a Amarok terá 10 centímetros a mais que o modelo atual no comprimento. Assim, chegará aos 5,35 metros. A largura também aumenta em 4 cm (hoje, tem 1,95 m). Já a distância em relação ao solo será maior e, nesse sentido, há possibilidade de novo conjunto de suspensões. Da mesma forma, as rodas podem ter aro maior na nova geração.
O interior, por fim, não teve projeções reveladas. Entretanto, como já divulgado pela Volks, de certo terá quadro de instrumentos digital e uma grande tela no centro no painel. Haverá revestimento de couro com costura aparente e recursos avançados de assistência à condução virão no pacote, promovendo um salto tecnológico na picape média.