A BMW enfim apresentou, na China, a aguardada versão elétrica do Série 3. O modelo atende pela sigla i3 e usa o mesmo conjunto elétrico do SUV iX3, que já está à venda na Europa e virá ao Brasil nos próximos meses. O sedã de luxo estreia na versão eDrive35L e vem equipado com um motor elétrico instalado no eixo traseiro. Com ele, oferece 285 cv de potência e um torque bem forte de 40,8 mkgf. A aceleração de zero a 100 km/h leva 6,2 segundos.
Com o pacote de baterias de 70,3 kWh, o i3 fornece uma autonomia de até 526 km no ciclo chinês CLTC. Em questões de recarga, ligado a um carregador de 95 kWh, o modelo pode alcançar 80% da carga em cerca de 35 minutos. O consumo médio de energia é de 14,3 kWh/100 km.
De acordo com a marca bávara, o modelo foi pensado exclusivamente para atender aos requisitos dos clientes chineses. Portanto, ele será montado na fábrica de Shenyang, com adaptação de peças locais, e não deve ser vendido em outros países. Por lá, o sedã estreará oficialmente em maio. Além disso, vale dizer que, apesar da direção esportiva do i3 ter sido inspirada no sedã original, a suspensão foi adaptada para o mercado asiático.
Maior que o Série 3
No geral, a BMW não chegou a divulgar muitos detalhes e imagens do novo sedã. No entanto, confirmou que o i3 está maior, chegando a 2,97 metros de entre-eixos. Inclusive, é 11 cm a mais do Série 3 à venda no Brasil. Já o comprimento ficou em 4,87 m. A montadora ainda confirmou que o porta-malas está com uma capacidade de 410 litros. Ou seja, 70 litros a menos do que o Série 3, com 480.
No visual, o sedã elétrico é similar ao Série 3. Mas, seu principal diferencial, e que chama atenção, é a grade frontal do duplo rim. Isso porque, assim como nos outros carros elétricos da marca, ela é fechada e tem desenho tridimensional. Além disso, tem o contorno azul, que indica os elétricos da marca.
Outro elemento diferente é o para-choque frontal. A principal novidade aqui é o formato mais aerodinâmico, que busca reduzir o coeficiente de arrasto (Cx) para aumentar, por exemplo, a autonomia das baterias. Bem como melhorar o desempenho do veículo.
Não há fotos do interior do veículo. Mas, além de um maior espaço para pernas no banco traseiro, o sedã de luxo conta com diversos recursos tecnológicos. Como, por exemplo, conectividade 5G, chave digital, nova central multimídia, entre outros equipamentos.
BMW confirmou três carros elétricos no Brasil
A BMW foi a primeira marca premium a oferecer um carro elétrico no Brasil, o i3. Quando chegou ao país, em 2014, não havia pontos de recarga como atualmente. Tanto é que o hatch elétrico veio sempre na versão com extensor de autonomia. Mas, agora, passados bons anos, a marca bávara vai dar o segundo grande passo na eletrificação por aqui e trazer três novos modelos elétricos em 2022.
Entre eles, está o inédito SUV iX, apresentado em janeiro em duas versões. Além dele, virão ao Brasil o iX3, versão a bateria do SUV X3, e o i4, super lançamento da recém-criada linha de carros elétricos da alemã. Assim, a BMW terá cinco modelos elétricos no País, somando com o Mini Cooper S E e o BMW i3.
”Temos o compromisso de sempre trazer as tecnologias globais atuais pro cliente brasileiro e seguiremos a buscar novidades para todas as marcas no BMW Group Brasil dentre os 30 lançamentos confirmados para o país em 2022”, afirma Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil.