Anunciado no ano passado como o avião de passageiros de pequeno porte mais rápido do mundo, o HondaJet, produzido pela subsidiária aeronáutica da montadora de carros e motos, iniciará sua primeira viagem intercontinental no fim da próxima semana. A jornada será entre o Japão e a Europa.
(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)
LEIA MAIS
– Quer conhecer as Maldivas? Então confira este post
– Para leitores, Renegade será líder de vendas
– Conheça o Lykan HyperSport, o carro de “Velozes e Furiosos 7”
No entanto, a Honda não divulgou muitos detalhes sobre a viagem na coletiva de imprensa que realizou em Tóquio, no Japão. Adiantou, porém, que o avião vai parar em 13 países – sem citar quais.
As paradas são necessárias, já que a autonomia do modelo é de apenas 2.185 quilômetros. É mais ou menos a distância entre São Paulo e Salvador, por exemplo. Já de Tóquio a Viena, que fica no centro da Europa, são quase 10 mil km (9.130 km, mais precisamente).
Porém, de acordo com a Honda, a viagem do HondaJet terá cerca de 48 mil km. A fabricante não informou em quanto tempo a viagem será feita.
Quanto à velocidade máxima, o HondaJet atinge 778 km/h. Há jatos de grande porte que chegam a velocidades bem superiores. O 777, da Boeing, por exemplo, pode voar a até 950 km/h. Mas, para uma aeronave de pequeno porte, é realmente uma velocidade bem alta.
De acordo com a fabricante, o HondaJet é também o avião que atinge a maior altitude da categoria, além de ter as tecnologias mais avançadas. Entre as inovações está o posicionamento do motor no topo da asa, o que garante melhoria no desempenho, consumo e aerodinâmica.
As entregas dos primeiros exemplares do HondaJet devem ocorrer ainda neste ano.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.