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Novos Argo, C3, HB20 e Polo estão a caminho para turbinar os hatches
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Novos Argo, C3, HB20 e Polo estão a caminho para turbinar os hatches

Com novidades importantes, segmento de hatches voltará aos holofotes do mercado nos próximos meses; novos SUVs virão aumentar a competição

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

03 de jun, 2022 · 13 minutos de leitura.

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hatches 2022
Novos hatches vão impulsionar o segmento, que estava adormecido por conta dos SUVs
Crédito:Volkswagen/Citröen/Hyundai/Fiat

Os próximos três meses serão agitados no mercado brasileiro de carros. Vários lançamentos estão a caminho das revendas, mas o destaque serão os hatches compactos, que nos últimos anos foram ofuscados pelos SUVs. Pois o segmento receberá ao menos três novidades de peso, sob influência dos novos limites de emissões do Proconve L7.  A Fiat vai renovar o Argo, a Hyundai fará mudanças no HB20 e a Volkswagen vai atualizar o Polo.

Mas não é só. Para além dos hatches, teremos novidades quentes na categoria de SUVs. É o caso do New HR-V, que chega em agosto e teve as primeiras fotos vazadas. O SUV está confirmado pela Honda e virá antes do novo Civic, que chega importado no final deste ano. No mais, também estamos há poucas semanas de conhecer o Caoa Chery Tiggo 8 Pro, primeiro híbrido da marca sino-brasileira que promete baixo consumo de combustível.

Citröen C3

2022 hatches
Citroën/Divulgação

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Um dos principais lançamentos de 2022, o novo C3 já está em produção na fábrica de Porto Real, no sul do Rio de Janeiro. O hatch com visual de SUV estava previsto para chegar às lojas brasileiras em abril, mas a crise de componentes adiou a estreia para o fim de junho. Portanto, o mercado está prestes a conhecer o compacto que promete desafiar os hatches de entrada, como Fiat Mobi e Renault Kwid, além da versões de entrada de HB20 e Onix.

Da mesma forma, o novo Citroën C3 promete encarar SUVs pequenos, como o Fiat Pulse. Para conseguir cumprir a missão de ser um carro de volume, terá uma ajudinha da Fiat com versões equipadas com o motor 1.0 Firefly flex da marca italiana. Ele se combina ao câmbio manual de cinco marchas e, assim, permitirá ao compacto ter preço inicial em torno de R$ 70 mil. Espera-se que tenha os mesmos 75 cv de potência do novo Peugeot 208 1.0.



No entanto, a Citroën ainda não confirmou detalhes técnicos. Além do 1.0 flex, o mini SUV tende a oferecer o motor 1.6 16V flex de 118 cv e câmbio automático de seis marchas, presentes no Peugeot 208. Além disso, poderá ter o 1.3 Firefly flex da Fiat, ou mesmo o novíssimo 1.0 turbo flex de 130 cv, por enquanto, apenas no Pulse.


Volkswagen Polo

Novo VW Polo hatches
Volkswagen/Divulgação

O VW Polo é um dos hatches mais esperados de 2022. No geral, o modelo ganhará o visual atualizado do europeu e ficará bem similar à oitava geração do hatch médio Golf, que ainda não veio ao Brasil. Mas, as mudanças não serão só estéticas. Além visual externo, com o redesenho dos faróis e lanternas, o compacto deve abandonar o motor 1.0 MPI flex de até 84 cv, que ficará para o Polo Track. Assim, pode ter o 1.6 MSI flex de até 117 cv com câmbio automático de seis marchas como opção entrada com foco nas vendas diretas. Mais acima, virá com o 1.0 turbo TSI de até 128 cv e 20,4 mkgf de torque, conectado ao câmbio automático. Já o Polo GTS 1.4 turbo de 150 cv pode não chegar agora.

Vale dizer que o Polo 2023 será peça importante para a Volkswagen, que vem enfrentando tempos difíceis no mercado, com vendas em queda. Dessa forma, ao que parece, o compacto trará novidades importantes na cabine, como um novo cluster para os comandos do ar-condicionado, além do volante que estreou no crossover Nivus, bem como a central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas, que enfim terá internet.


Fiat Argo

Fiat Argo hatches
Fiat/Divulgação

O Fiat Argo deu muito trabalho aos hatches rivais em 2021. Com o Chevrolet Onix fora de produção por falta de chips, coube ao hatch da marca italiana liderar as vendas, ao lado do Hyundai HB20 – que acabou ficando em primeiro nos emplacamentos. No entanto, agora, a Fiat vai reforçar o Argo, que terá como novidade o motor 1.0 turbo flex.

Com três cilindros e injeção direta, o 1.0 Turbo 200 da Stellantis é o mais potente da cilindrada entre os hatches, com até 130 cv. Já o torque de 20,4 mkgf é o mesmo do 1.0 TSI do VW Polo. Porém, enquanto o hatch da marca alemã tem câmbio automático de seis marchas, o Argo 2023 terá a transmissão CVT com simulação de 7 marchas.


Com esse conjunto, o modelo da Fiat será um dos mais econômicos do mercado, ao lado do novo Honda City, que estreou neste ano. Além disso, o Argo deverá ganhar um leve facelift que vai incluir a nova multimídia de 10 polegadas do SUV Pulse. O sistema terá internet e serviços conectados com comandos remotos pelo smartphone.

Hyundai HB20

Hyundai/Divulgação

Fechando os lançamentos entre os hatches, o HB20 – carro de passeio mais vendido do Brasil em 2021 – também ganhará a linha 2023. Até o momento, a Hyundai não divulgou qualquer informação. No entanto, espera-se que o compacto chegue com uma repaginada boa no visual, já que foi avistado em testes com muita camuflagem. Segundo o site Autos Segredos, o hatch da marca sul-coreana será revelado em meados de julho.


Em relação à mecânica, haverá mudanças. A linha 2023 ganhará mais versões de acabamento com a presença do motor 1.0 turbo TGDI e do câmbio manual. Além disso, espera-se que o motor 1.0 aspirado de três cilindros receba ajustes para cumprir as novas regras do Proconve L7. Assim, ganhará potência e torque, e vai baixar o consumo.

New HR-V

Honda
Divulgação/Honda

Passando à categoria SUV, a expectativa é pela estreia do novo Honda HR-V, que já tem até um hotsite para os interessados. Ao todo, a nova geração do SUV, que estreia em agosto com produção em Itirapina (SP), terá 4 versões no Brasil. As mais caras terão o motor será o 1.5 turbo de 173 cv, que enfim será flexível – até então, era só a gasolina.


O novo HR-V também terá versões mais acessíveis com o motor 1.5 flex naturalmente aspirado. Ele tem quatro cilindros em linha e sistema de injeção direta de combustível, bem como comando variável de válvulas. Trata-se do mesmo motor da nova linha City, com 126 cv de potência e 15,5 mkgf de torque.

Além do visual renovado, com acabamento mais caprichado, o New HR-V será o primeiro carro nacional conectado da marca japonesa. Ele vai estrear o sistema My Honda Connect, com Wi-Fi nativo e aplicativo para smartphones que permitirá dar comandos remotos à distância e acessar dados como autonomia e localização, por exemplo.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro

Caoa Chery
Reprodução/Caoa Chery

Logo depois teremos a estreia do novo Tiggo 8 híbrido. O SUV será o primeiro carro eletrificado da Caoa Chery no Brasil e sua estreia é esperada para as próximas semanas. A principal promessa do SUV é de entregar um dos melhores consumos da categoria – a despeito do seu porte avantajado, com até 7 lugares a bordo.

No visual, ele terá o mesmo desenho do Tiggo 8 Plus chinês. No entanto, por aqui, vai adotar o sobrenome “Pro”, tal como as versões de topo dos demais SUVs da Caoa Chery. Dessa forma, o novo Tiggo 8 Pro promoverá a estreia do sistema híbrido leve flex de 48 volts da marca. Ainda não é certo qual será o motor a combustão escolhido. Contudo, espera-se pelo 1.5 turbo do Tiggo 8 atual, com 170 cv e 25,5 kgfm de torque.

Importante dizer que a versão eletrificada não virá ocupar o lugar do Tiggo 8 à venda, mas complementar a gama da Caoa Chery. Até porque o SUV será bem mais caro. Ele pode custar até R$ 100 mil acima do modelo a combustão – ou seja, próximo de R$ 300 mil.


Bônus: Fiat Fastback

lançamentos
Fiat/Divulgação

Assim como fez no lançamento da picape Toro, a Fiat quer inovar o mercado. Por isso, vai apostar no segmento de SUVs-cupês com o Fastback. O nome (ainda provisório) é o mesmo do conceito do Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Previsto para o segundo semestre, o utilitário terá linhas esportivas, bem como será maior que o Pulse.

O plano da Fiat com o Fastback é desafiar SUVs compactos de 4,30 metros de comprimento. É o caso, por exemplo, de Hyundai Creta, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross. Mas tudo ainda é mistério. Assim, com o posicionamento superior, espera-se que o SUV-cupê aposte nos motores turbo. Ou seja, o 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 mkgf, e o 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 mkgf. Disponível na Toro, este último recebeu atualização para se adequar às novas normas de emissões da fase L7 do Proconve.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.