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Volkswagen revela o ID.Aero, sedã elétrico rival do Tesla Model 3
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Volkswagen revela o ID.Aero, sedã elétrico rival do Tesla Model 3

Protótipo da Volkswagen antecipa substituto do Passat que carrega motor elétrico e baterias capazes de proporcionar autonomia de até 620 km

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

28 de jun, 2022 · 4 minutos de leitura.

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Volkswagen
Modelo tem estilo fastback e faróis com tecnologia LED Matrix
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen revelou o seu primeiro sedã 100% elétrico que vai disputar mercado com o Tesla Model 3 – carro a baterias mais vendido do mundo na atualidade. O ID.Aero teve imagens divulgadas e revela formas com toques futuristas, tal como a nova Kombi elétrica, mas também elegantes o suficiente para considerá-lo o sucessor do tradicional Passat.

Volkswagen/Divulgação

Com o fim dos carros a combustão previsto para a próxima década, o clássico sedã da marca alemã não deverá ganhar nova geração. Por outro lado, o ID.Aero surge sobre a plataforma MEB para completar a gama ID, que já tem o hatch ID.3, os SUVs ID.4 e ID.5, e a van ID.Buzz inspirada na velha Kombi. Com esses modelos, a Volkswagen dá um passo rumo à liderança do mercado de carros elétricos, atualmente dominado pela Tesla, do bilionário Elon Musk.

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Conforme noticiado pelo Jornal do Carro recentemente, um estudo da Bloomberg Intelligence apontou que a VW deve ultrapassar a empresa norte-americana em 2024.



Detalhes

O ID.Aero é grande e tem 5 metros de comprimento. De acordo com a Volkswagen, o sedã tem linhas fortemente pensadas para priorizar a aerodinâmica, como o teto inclinado na traseira, ao estilo cupê. Isso, portanto, contribui para um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,23. Demais medidas, como entre-eixos, por exemplo, ainda não foram divulgadas.

Volkswagen
Volkswagen/Divulgação

O que se sabe por enquanto é que o protótipo virá com um pacote robusto de baterias de íons de lítio com capacidade de 77 kWh. Assim, terá autonomia de até 620 km (ciclo europeu WLTP). Potência, torque e outros detalhes continuam em sigilo.

Em relação ao visual, o ID.Aero se destaca pela barra luminosa que une os faróis com LEDs Matrix – como no irmão Taos. No mais, o protótipo usa rodas enormes de 22 polegadas. As lanternas vão de ponta a ponta da carroceria, ao estilo dos primos da família e-tron, da Audi. Além disso, não há maçanetas nas portas. No lugar delas, superfícies táteis e iluminadas.

A produção do ID.Aero será feita na China a partir do segundo semestre de 2023. Segundo especulações, o modelo se chamará ID.7. Nos Estados Unidos e Europa, o sedã com linhas de cupê estreia no mesmo período, com produção em Emden, na Alemanha. Por enquanto, não há previsão da vinda do modelo ao Brasil. Entretanto, a julgar pelos recordes nas vendas de carros elétricos no País, é provável que o futuro sedã venha a partir de 2025.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.