A eletrificação está acelerada no setor de motos, e as marcas tradicionais começam a mostrar seus projetos para a transição de motores nos próximos anos. Agora é a vez da inglesa Triumph apresentar sua primeira superesportiva elétrica, a TE-1. Ela foi desenvolvida com uma ajudinha da Williams e traz tecnologia testada nas pistas.
Não por acaso, seu ponto forte é a aceleração. Vai de zero a 100 km/h em só 3,6 segundos. Por ora, não há informações sobre velocidade máxima. De acordo com a Triumph, após testes na pista com a TE-1 (que pesa 220 km), chegou-se a conclusão de que o modelo ficou mais potente que esportivas a combustão. Seu motor elétrico desenvolve 130 kW, o equivalente a 177 cv de potência. O torque chega a 11 mkgf. Ou seja, fica próxima da Speed Triple 1200.
Em relação à autonomia, a moto elétrica roda até 160 km com uma recarga. Para chegar aos 80% de carregamento, precisa de 20 minutos. A marca, no entanto, não disse qual o tipo de carregador utilizado nos testes – provavelmente, de carga rápida.
Para poupar a bateria (não detalhada), a Triumph informa que, durante os testes, utilizou frenagem regenerativa. Anda assim, a marca inglesa quer otimizar o sistema. A ideia é, portanto, melhorar a autonomia das futuras motos elétricas.
Por falar nisso, nada de datas de lançamento. Por ora, a meta consiste em focar no desenvolvimento de uma moto elétrica. Ou seja, a TE-1 é um protótipo. Entretanto, os resultados obtidos foram animadores para a fabricante. Assim, não deve demorar para a Triumph lançar um modelo elétrico de emissão zero no mercado.