Um novo flagra do Fiat Fastback revelou dados de consumo do modelo. Nas versões de entrada, o SUV-cupê feito em Betim (MG) – e que está a caminho das lojas – terá o motor 1.0 turbo flex T270, que é o mais potente dentre os seus pares no mercado, com até 130 cv e 20,4 mkgf de torque máximo. Ele virá conectado ao câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas, assim como no SUV compacto Pulse, com o qual divide a plataforma MLA.
A novidade, portanto, são os dados de consumo do inédito SUV-cupê. Eles aparecem nos flagras postados no Instagram por André Gessner (@gessnermotors). Uma das fotos mostra a etiqueta do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Nela, o Fiat Fastback tem “nota B” (geral e por categoria). Com etanol, faz médias de 8,1 km/l na cidade e de 9,7 km/l na estrada. Já com gasolina, o consumo sobe para 11,3 km/l e 13,9 km/l, na mesma ordem.
Na comparação com o Pulse, o consumo médio do Fastback é inferior tanto na cidade quanto na estrada – provavelmente por influência do peso maior no SUV-cupê. Em ciclo urbano, por exemplo, o compacto faz médias de 8,5 km/l (E) e de 12 km/l (G). Já na estrada, as médias são melhores e alcançam 10,2 km/l e 14,6 km/l, respectivamente.
Motor 1.3 turbo no Abarth Fastback
Por sinal, além de usarem o mesmo conjunto mecânico, com motor 1.0 turbo flex e câmbio CVT, os dois SUVs vão compartilhar as nomenclaturas. É o que mostra o adesivo do Inmetro, com dados da versão Impetus do Fastback. No caso do Pulse, é a topo de linha. Ou seja, é provável que os modelos tenham as mesmas opções (Drive, Audace e Impetus). A diferença é que o Pulse de entrada tem motor 1.3 Firefly flex aspirado de 107 cv e 13,7 mkgf de torque.
Assim, é possível que o Fiat Fastback – tal como o Pulse – deixe a versão 1.3 turbo flex para a gama esportiva Abarth. Este motor já está disponível na picape Toro e nos três SUVs nacionais da Jeep (Renegade, Compass e Commander). Ele produz até 185 cv com etanol e um torque de 27,5 mkgf logo a 1.750 rotações por minuto, conectado ao câmbio automático de seis marchas. O Jornal do Carro inclusive já conheceu o Pulse Abarth, que chega em outubro.
Vale lembrar que o Fastback “normal” – como na foto de topo – tem a mesma dianteira do Pulse Abarth (acima), com entradas de ar verticais no para-choques. Dessa forma, o SUV-cupê logo vai ampliar a linha da marca do escorpião, adicionando estilo ainda mais esportivo. Ele é marcado, então, pela traseira, com o teto que se prolonga até a dobra da tampa do porta-malas. Esse caimento em arco dá ao novo SUV linhas mais aerodinâmicas e elegantes.