A segunda geração do Kia Niro está oficialmente em solo brasileiro. O SUV médio é o terceiro modelo eletrificado da marca, mas o primeiro híbrido completo (HEV), já que o Stonic e o Sportage são equipados com conjuntos híbridos leves de 48V. Por aqui, o novo Niro tem preço inicial de R$ 204.990. Ou seja, chega no calcanhar do Toyota Corolla Cross, o híbrido (flex) mais vendido do País, que parte de R$ 200.290. Ao todo, são duas versões de acabamento, a EX e a SX Prestige. Esta última custa R$ 239.990.
Sob o capô, o Niro HEV traz o motor 1.6 a gasolina ligado a um motor elétrico. Juntos, entregam uma potência combinada de 141 cv e 27 mkgf de torque. Com esse conjunto, a montadora sul-coreana anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 10,8 segundos e velocidade máxima de 175 km/h. A autonomia, por sua vez, é de 800 km em ciclo misto. No entanto, um dos grandes destaques é o consumo. De acordo com o Inmetro, o Niro consegue fazer uma médias de 17,7 km/l na estrada e de 19,8 km/l na cidade.
Um ponto curioso é a transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas. Segundo a Kia, houve a remoção da marcha de ré dessa caixa. Ou seja, o movimento reverso ficou por responsabilidade do motor elétrico, que faz essa rotação de forma invertida. O motivo é que, sem a marcha à ré, houve redução de peso de 2,3 kg.
Dupla funcionalidade das aletas
No Kia Niro HEV, há um seletor de modo de condução com duas opções: Eco e Sport. E, logo atrás do volante multifuncional, temos as chamadas “borboletas”. Porém, nesse carro, elas possuem uma dupla função. No modo Sport, o SUV fica mais solto e o modo de direção mais esportivo. Nele, as aletas servem como simulação de troca de marcha. No entanto, no modo Eco, assumem a função de personalizar a regeneração de energia da bateria. São três níveis reguladores e capacidade máxima, onde o carro vai freando de maneira automática. Esse recurso pode ser utilizado, por exemplo, em descidas.
O Jornal do Carro acelerou o Niro HEV em pista fechada no interior paulista. Conhecemos a versão topo de linha SX Prestige. Claro que as boas condições da pista favorecem alguns pontos. Mas, nesse primeiro contato, o SUV se mostrou bem confortável na condução e tem boa estabilidade em velocidades mais altas. O mesmo acontece nas curvas. A suspensão dianteira é independente McPherson, enquanto a traseira é por braços múltiplos (Multilink).
Design único
A segunda geração do Kia Niro é pura ousadia no visual, o que pode não agradar a todos. Feito sobre o conceito Habaniro, de 2019, o crossover mantém o estilo “nariz de tigre” na dianteira e conta com um friso cromado que cruza a frente de ponta a ponta. Além disso, destaque para os faróis em LEDs, que estão com uma assinatura visual mais moderna. Já o para-choques conta ainda com acabamento em preto brilhante.
No geral, há um desenho futurista, sobretudo, nas colunas traseiras em formato de bumerangue que trazem as lanternas nas laterais. As rodas são diamantadas de aro 18. Ao todo, são 17 combinações de cores, sendo que as metálicas e perolizadas adicionam R$ 2,8 mil ao valor da tabela. Na versão de topo, a coluna C pode ser colorida, com 4 opções de cor.
As curvas seguem firmes na traseira, que conta com um leve caimento no teto e um spoiler. Mas, um dos diferenciais é o posicionamento das luzes de ré, que ficam no para-choque. Nas dimensões, o novo Kia Niro tem 4,42 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,54 m de altura e 2,72 metros de entre-eixos. Ou seja, é mais curto que o Corolla Cross, com 4,46 m. Porém, o Toyota tem 2,64 m de entre-eixos.
Porta-malas abre por sensor
No porta-malas, o SUV da Kia também perde para o rival japonês. São 425 litros, contra 440 do Corolla. No entanto, com os bancos traseiros rebatidos, essa capacidade aumenta para 1.419 litros. Cabe mencionar que, além da abertura elétrica, o porta-malas do Niro pode ser aberto por um sensor. Basta chegar perto com a chave, destravar o carro e se posicionar na traseira, onde os sensores fazem a leitura e abrem a tampa automaticamente.
Muito conteúdo
O interior do Kia Niro é bastante moderno e vemos muitas linhas assimétricas, como acontece no próprio painel e nas portas. Um dos focos é que, segundo a própria marca, o SUV conta com componentes e materiais recicláveis. A aplicação deles vão desde a tinta até os bancos e teto da cabine.
À primeira vista temos a central multimídia acoplada ao painel de instrumentos, ambos com 10,25 polegadas. Juntas, elas formam uma grande tela flutuante no topo do painel. A central ainda tem conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e as câmeras de ré com as linhas guias. Na versão topo de linha, há um teto solar panorâmico com acionamento eletrônico.
No console, quase não se vê botões. Os comandos do ar-condicionado, por exemplo, são touch. Embaixo, vemos um compartimento que, na versão SX, tem um carregador de celular por indução. Na central de comandos, há o botão Start/Stop para dar partida no motor, bem como o câmbio automático em formato de roleta. Ao lado, há algumas funcionalidades como o Auto Hold, que é o assistente de parada automática, e o freio de estacionamento eletrônico.
Nos bancos traseiros, o espaço é bom e há bastante conforto para levar até 3 passageiros. Além disso, cabe mencionar que o modelo conta com duas entradas USB do tipo C no encosto dos bancos dianteiros, bem como uma espécie de vão para pendurar bolsas e mochilas.
SUV aposta em tecnologia
Quando o assunto é segurança, o Kia Niro HEV conta com um pacote avançado, que incluem airbags frontais duplos, laterais e de cortina. Em relação a recursos, o SUV médio conta com sensores de obstáculos traseiro, assistente de partida em rampa, assistente de manutenção em faixa, anticolisão frontal, alerta de fadiga do condutor e farol alto adaptativo. Além disso, os retrovisores externos têm rebatimento elétrico e repetidores de seta de LED.
A versão topo de linha, SX Prestige, adiciona mais algumas tecnologias. Esse é o caso, por exemplo, do assistente de saída de segurança, anticolisão traseira e em cruzamento, sensores de obstáculos dianteiros, piloto automático adaptativo e monitor de ponto cego.