A compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, foi só o primeiro passo da Great Wall Motor. A unidade vai produzir modelos da GWM a partir 2024, mas, enquanto isso não acontece, os executivos antecipam detalhes da estratégia no Brasil. Neste início, o pilar central da operação será mostrar as tecnologias avançadas dos carros.
Tal como antecipamos no Jornal do Carro, a GWM vai começar a promover experiências com clientes brasileiros nos próximos meses. A montadora vai exibir em shoppings e aeroportos o seu primeiro lançamento no País, o SUV Haval H6. Em seguida, no começo de 2023, dará início à pré-venda do modelo, com entregas a partir do segundo trimestre.
Como falta pouco tempo, a Great Wall começa a detalhar o que o Haval H6 terá de mais moderno em termos de equipamentos. De início, o SUV virá importado da China e poderá ser comprado ou alugado por meio de assinatura. “Vamos colocar as duas opções para o consumidor. Somos venda e locação”, enfatiza Oswaldo Ramos, chefe de operações comerciais da GWM no Brasil. Além disso, para mostrar o que a marca tem de melhor, virá sem opcionais. “A diferença fica apenas na motorização, híbrida ou híbrida plug-in”, completa o executivo.
Ainda sem detalhar dados técnicos, o H6 promete autonomia de 1.000 km na versão híbrida plug-in com as baterias cheias. Ou seja, soma-se a autonomia com gasolina e em modo elétrico. Mas não é só. O SUV terá recursos como, por exemplo, câmera de reconhecimento facial, condução semiautônoma de nível 2 e tecnologia 5G. Para situar, o Haval H6 virá disputar vendas com modelos como Caoa Chery Tiggo 8 Pro e Jeep Compass 4xe.
O que vai oferecer?
Dentre suas soluções, o Haval H6 tem como principal destaque a câmera com reconhecimento facial. Voltada ao condutor, será capaz de reconhecer até cinco motoristas. Por meio dos traços do rosto de quem fica no volante, será, então, capaz de se adaptar aos ajustes de cada um deles. Ou seja, assim que reconhece a pessoa, faz ajustes no carro, como a luminosidade das telas e do Head Up display, por exemplo. E monitora distrações e fadiga. Uma vez detectados, o próprio sistema “acorda” o motorista e recomenda uma pausa.
O Head Up display, portanto, é outro item presente na lista de série do Haval H6. O sistema projeta as informações do quadro de instrumentos no para-brisa do carro para evitar que o motorista desvie o olhar da estrada. Entretanto, no SUV chinês, a Great Wall promete mais: haverá personalização para cada motorista que a câmera reconhece. O sistema de 9″ também faz ligações, muda de cor e exibe navegação e leitura de placas, assim como nos carros da Volvo.
Sistemas ativos de direção
Equipado com 14 radares e 5 câmeras, o Haval H6 oferece monitoramento em tempo real com visão 360º. Assim, reúne controle de cruzeiro adaptativo com frenagem automática de emergência – inclusive ao detectar pedestres e ciclistas, bem como em tráfego cruzado. Tem, ainda, monitor de ponto cego e assistentes de permanência em faixa e de baliza. Por fim, o SUV conta com alerta para abertura de portas, caso haja perigo iminente de colisão.
Por falar nisso, o ACC promete função extra. Batizada de “smart cornering”, a tecnologia permite ao veículo detectar a curva à frente e adaptar à velocidade automaticamente. Ou seja, mesmo que o motorista tenha estabelecido uma velocidade maior no sistema, o carro a reduz para contornar a curva de forma mais suave e segura.
Por fim, a marca destaca a função extra do recurso de centralização de faixa. O Haval H6 consegue manter distância segura ao passar por veículo de grande porte. Por fim, o Reversing Assistance controla aceleração, freio e volante e grava os últimos 50 metros até 30 km/h.
Tudo em português do Brasil e com OTA
Desenvolvido no Brasil, o sistema multimídia, assim como os comandos de voz, terão português nativo. “Inclusive, estamos treinando os vários tipos de sotaques do Brasil, para melhor adequação a todas as regiões do País”, salienta Juliana Camargo, head de “smart cockpit”. Pelo comando de voz, dá para abrir e fechar janelas, o teto solar e a tampa do porta-malas, acionar o ar-condicionado ou obter a previsão de tempo. Tudo sem usar as mãos.
Além de tela central com 12,3″ e do espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, o SUV poderá receber atualizações remotas pelo ar (OTA), como nos smartphones. E de forma gratuita. Ademais, na cabine, tem 5 portas USB e App para controle de funções. Por exemplo, dá para localizar o veículo, ativar o ar-condicionado à distância, bem como checar nível de combustível no tanque e a pressão dos pneus. Tudo pelo celular.