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Haval H6 híbrido plug-in tem 1.000 km de autonomia e virá ao Brasil
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Haval H6 híbrido plug-in tem 1.000 km de autonomia e virá ao Brasil

Great Wall Motors lançou na China o SUV Haval H6 em duas versões híbridas que combinam motores 1.5 turbo e elétricos com potência total de até 325 cv

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

24 de ago, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Great Wall Haval H6
Great Wall afirma que tecnologia 5G está em desenvolvimento e que seus carros terão o chip Qualcomm Snapdragon de última geração
Crédito:GWM/Divulgação

A Haval H6, marca de SUVs da Great Wall, ganhou boas novidades na China. O modelo foi apresentado em duas versões híbridas. Assim, uma delas tem sistema convencional, como o dos Toyota Corolla e Corolla Cross, por exemplo. Além disso, haverá opção híbrida plug-in, que promete bons números de desempenho e autonomia, superior a 1.000 km. O lançamento do carro no Brasil deve ocorrer em 2023.

Assim, a versão DHT-PHEV combina o 1.5 turbo com injeção direta de gasolina a um motor elétrico. As baterias podem ser recarregadas em tomadas. Como resultado, a potência combinada é de 325 cv. Além disso, a autonomia apenas no modo elétrico é de 201 km, segundo a Great Wal. Portanto, quem utiliza o carro apenas em centros urbanos poderia, em tese, rodar apenas com eletricidade.



Por sua vez, o Haval H6 DHT-HEV é um híbrido convencional, com baterias menores que não podem ser recarregáveis em tomadas. Esse conjunto tem motor o mesmo motor 1.5 turbo e outro elétrico. De acordo com a marca, a potência combinada é de 243 cv. Segundo estimativas iniciais, a autonomia no modo 100% elétrico é 30 km. Porém, esse dado não foi confirmado pela Great Wall.

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Estreia no Brasil

Conforme a fabricante, os dois modelos terão transmissão de duas velocidades. Uma serve para médias velocidades e a outra, para altas rotações. Acionamento por meio de botão giratório. A importação da dupla para o Brasil deve começar ainda neste ano. Na sequência, em 2023, a fábrica da Great Wall em Iracemápolis (SP) deve começar a produzir os motores 1.5 turbo flexíveis.

De acordo com os executivos da Great Wall, o sistema elétrico tem várias opções de funcionamento. Na básica, o torque vai diretamente para as rodas. Além disso, essa função aciona o carregamento das baterias. Bem como auxilia o motor a combustão gerando força adicional quando isso for necessário. Da mesma forma, dá para utilizar o motor a combustão como um gerador de eletricidade enviada às baterias. Assim, o que move as rodas é o motor elétrico.

Foco no uso urbano

Em síntese, a tecnologia, batizada de DHT, permite utilizar apenas eletricidade para mover o Haval H6 em centros urbanos. Para isso, o sistema funciona em velocidades inferiores a 140 km/h. Porém, as opções de modos de condução só vão estar disponíveis na versão PHEV, híbrida plug-in. Na convencional, o sistema alterna os modos de forma automática, conforme a necessidade.


Haval
GWM/Divulgação

Características

No visual, a versão convencional se diferencia da PHEV pela grade octogonal. Já a dianteira da plug-in lembra a do Peugeot 3008. Na traseira, o destaque é, além da lanterna que vai de uma ponta a outra da carroceria, o tamanho do porta-malas. De acordo com a marca, o compartimento tem 600 litros de capacidade.

Da mesma forma, uma das virtudes do Haval H6 para enfrentar a forte concorrência no Brasil é o bom porte. De acordo com a fabricante, o modelo tem 4,65 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,73 m de altura e 2,73 m de distância entre os eixos. Portanto, entre os rivais diretos estão o Jeep Compass 4xe e Caoa Chery Tiggo 8 Pro. Assim, a expectativa é de que o novo modelo tenha preço entre R$ 300 mil e R$ 400 mil.


Haval
GWM/Divulgação

Na cabine, chama a atenção a central multimídia. O sistema do Haval H6 tem tela de 12,3 polegadas. Além, disso, permite o espelhamento de smartphones com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay, sem necessidade de uso de cabo. Por sua vez, o painel de instrumentos é uma tela digital de 10,2″.

GWM/Divulgação

Outras opções

Além dos SUVs da Haval, a GWM aposta em outras marcas no Brasil. A Poer, por exemplo, foca picapes médias. A Tank é especializada em jipes com tração 4×4. Por fim, a Ora mira o segmento de veículos elétricos. Seja como for, não há detalhes sobre quais desses modelos vão ser vendidos no País.

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