Embora os SUVs estejam dominando as vendas de carros novos no Brasil, os hatches ainda são os modelos mais acessíveis do mercado. Por isso, têm grande saída. No acumulado de 2022 até outubro, os carros de entrada somam 34,61% das vendas totais de veículos 0km. Dessa forma, estão 10 pontos percentuais atrás da categoria de utilitários.
Pelo segundo ano consecutivo, o Hyundai HB20 lidera o segmento e é o carro de passeio mais vendido do País. Ele, inclusive, é uma grande promessa para ganhar o título do ano. No mês passado, o hatch feito em Piracicaba (SP) teve mais de 9 mil emplacamentos e já soma 79.289 unidades desde janeiro. Dessa forma, o compacto de entrada da Hyundai mantém vantagem de mais de 11 mil modelos sobre o arquirrival Chevrolet Onix, o segundo carro mais vendido com 7.768 unidades. Assim, a GM avança aos poucos após se recuperar levemente da crise de semicondutores.
Outro que também aparece no topo do ranking é o Fiat Mobi. Ele é o terceiro hatch mais vendido deste ano, seguido pelo seu irmão Fiat Argo, que está pouco à frente do Renault Kwid. A diferença é de pouco mais de 600 unidades. Ou seja, tudo pode mudar nesses dois meses até o final de 2022.
Pós top 5
Em 6° lugar, vem o veterano VW Gol, que sairá de linha agora em dezembro e está preparando o para a chegada do Polo Track – seu futuro substituto. Mas, o modelo que apresentou maior crescimento no mês de outubro foi o novo Citroën C3. Com produção em Porto Real, no sul do Rio de Janeiro, o hatch compacto estreou em setembro com a promessa de ser um dos carros mais acessíveis do mercado. Agora, já emplaca mais que Honda City, Toyota Yaris hatch e Peugeot 208, que fecham os 10 mais vendidos.
Veja o ranking dos hatches de outubro*
- 1°) Hyundai HB20: 9.084
- 2°) Chevrolet Onix: 7.768
- 3°) Fiat Mobi: 6.741
- 4°) Fiat Argo: 6.628
- 5°) Renault Kwid: 6.041
- 6°) Volkswagen Gol: 3.099
- 7°) Citroën C3: 2.620
- 8°) Toyota Yaris: 2.254
- 9°) Honda City: 1.322
- 10°) Peugeot 208: 1.232
Polo na cola?
Um modelo que pode fazer muita diferença no ranking de vendas é o Volkswagen Polo. O hatch compacto recebeu uma reestilização de meia vida em setembro e sofreu um reposicionamento para ganhar volume de vendas. Dessa forma, vai tentar se aproximar dos líderes HB20 e Onix. Nesse primeiro mês de vendas, emplacou apenas 740 unidades, o que atribuiu a 12ª posição entre os hatches.
Seja como for, o modelo da marca alemã precisa de um tempo para se firmar no mercado. No entanto, é preciso que ele suba nos próximos meses para ocupar boas posições no ranking geral da Fenabrave, que engloba automóveis e comerciais leves.
Vale dizer que o novo Polo parte de R$ 82.990 na configuração MPI e chega até R$ 109.990 na versão topo de linha Higline. Sob o capô, o hatch vem com o motor MPI na versão mais acessível. O 1.0 flex aspirado rende 77 cv (gasolina) e 84 cv (etanol) e gera 10,3 mkgf de torque. O câmbio é manual de 5 marchas. Já a versão TSI traz o 1.0 turbo que era do Up!, mas recalibrado para 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol. Nas versões Comfortline e Highline, o câmbio é automático de 6 marchas. Contudo, seja qual for a transmissão e o combustível, o torque é de 16,8 mkgf.