Você está lendo...
VW Golf pode ganhar nova geração apenas elétrica e se chamar ID.Golf
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

VW Golf pode ganhar nova geração apenas elétrica e se chamar ID.Golf

CEO da VW garante que não abrirá mão do nome Golf e que hatch pode vir com propulsão elétrica e posicionado abaixo do hatch ID.3

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

21 de nov, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen
Golf deve estrear com o prefixo ID da família de elétricos da Volkswagen
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Conforme contamos no Jornal do Carro, a Volkswagen está planejando a migração completa dos carros a combustão para os modelos 100% elétricos. Essa mudança evidentemente não será tão simples e causará o fim de vários modelos tradicionais da marca alemã, como é o caso, por exemplo, do Passat. Pois a última notícia é que o VW Golf pode sobreviver a essa transição e ganhar uma nova geração 100% elétrica. A ideia é que se chame ID.Golf.

Golf
Volkswagen/Divulgação

“Não vamos abrir mão do nome Golf, por nada no mundo”. A afirmação foi feita por Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, em entrevista a publicação inglesa Autocar. Desse modo, nota-se que o famoso hatch – que nasceu em 1974 – também sobreviverá à transição para a mobilidade elétrica.

Publicidade


“Temos duas marcas icônicas, Golf e GTI. Seria loucura deixá-las morrer”, relata Schäfer. De acordo com o executivo, os modelos elétricos devem manter o prefixo ID. Entretanto, os clássicos entrariam no universo zero emissão com seus próprios nomes como sufixo, ao invés de um numeral. “Já vimos isso com o ID Buzz. Assim, além do ID.3 (vídeo abaixo) e do ID.4, poderíamos ter, por exemplo, um ID.Golf”, pondera.

Embora o executivo negue, cabe lembrar que, em muitos lugares, o ID.3 já é considerado o herdeiro elétrico do Golf. É tanto que o modelo substituiu o e-Golf, tanto em posicionamento quanto nas linhas de produção da fábrica de Dresden, na Alemanha. Ainda assim, o executivo deixa claro que “ID.3 e ID.Golf podem coexistir facilmente na oferta da Volkswagen”.




Posicionamento

Desse modo, o ID.Golf poderia ficar abaixo do ID.3 em desempenho e preço. Já a versão ID.Golf GTI, ficaria com a clientela que busca mais potência e esportividade.

Mesmo com a declaração, é preciso considerar o fato de que a chegada da nona geração do VW Golf ainda está longe de chegar ao mercado. A oitava geração, disponível atualmente, estreou no fim de 2019. Assim, deve se manter no mercado por, pelo menos, mais cinco anos.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.