A escadinha dos SUVs da família Tiggo, da Chery, vai ganhar um degrau na parte superior, de olho em rivais como Jeep Commander. O Tiggo 9 – cujo codinome interno é T26 – será o maior e mais luxuoso utilitário da gama. Ao longo de 2022, o novo SUV foi visto por diversas vezes em testes até a revelação no fim de outubro, ainda sob forte camuflagem. Agora, a novidade são os flagras feitos na China que mostram como é o Tiggo 9.
O visual é mais chique que o dos irmãos menores. Na dianteira, destaque para a grade octogonal, com contorno e filetes cromados, e para os faróis estreitos, que lembram os do Audi Q7. Ou seja, na medida para o mercado chinês, que é um ávido consumidor de SUVs grandes. Na parte inferior do para-choques, a imponente entrada de ar é contornada por uma moldura em formato de “C” nas extremidades da peça. O recurso realça a impressão de largura.
Maior que Tiggo 8 e Commander
Inclusive, o Tiggo 9 não só parece como é avantajado. A imprensa chinesa aponta que o novo SUV terá 4,78 metros de comprimento e largura na casa de 1,92 m. São medidas maiores que os 4,76 m e 1,85 m do Jeep Commander, por exemplo. Nas laterais, destaque para as maçanetas retráteis, cada vez mais presentes em modelos de luxo. Na traseira, as lanternas são horizontais e se conectam por uma barra que percorre a tampa e abriga o nome Chery.
Interior de Mercedes-Benz
O flagra feito na China também revela o interior. Se por fora a inspiração veio de modelos da Audi, por dentro, a semelhança é com os Mercedes-Benz. O painel tem uma grande tela curva que integra o quadro de instrumentos e a multimídia. A parte superior é coberta aparentemente com couro, enquanto, mais abaixo, ficam três difusores centrais em formato retangular – bem ao estilo do Mercedes GLE. Da mesma forma, há botões de ajuste elétricos dos bancos dianteiros nas portas.
Na China, o Tiggo 9 terá versões com 5, 6 e 7 lugares, mas a Chery ainda não deu mais detalhes. Essas opção irão variar de acordo com o mercado. Já a mecânica promete oferecer opções potentes. Uma das apostas é um motor 2.0 turbo com 260 cv que pode ter conjunto híbrido plug-in. Recentemente, a Caoa Chery eletrificou todos os veículos à venda no Brasil. E, dessa forma, o mais provável é que o Tiggo 9 trilhe o mesmo caminho e venha híbrido ao País.