Depois de muitos flagras Brasil e até de uma websérie nas redes sociais, a General Motors finalmente revelou a Nova Montana. Embora todas as informações técnicas do modelo da Chevrolet ainda não estejam disponíveis, é possível compará-las com as rivais, especialmente no que diz respeito às dimensões. Isso porque o porte da picape cresceu em relação à segunda geração, que nunca foi oferecida com cabine dupla, por exemplo. Vamos aos números.
Feita sobre a plataforma modular GEM (a mesma do SUV Tracker e da linha Onix), a nova Montana tem 4,72 metros de comprimento. Isso representa um crescimento de 21 centímetros em relação à anterior. Além disso, são 24 cm a mais que a Fiat Strada Cabine Dupla e 2 cm a mais que a Renault Oroch. Porém, a medida é 23 centímetros menor que a da Fiat Toro. Ou seja, a Chevrolet decidiu colocar sua nova picape numa posição intermediária.
O entre-eixos, porém, ainda não foi divulgado. Se a semelhança com a Oroch permanecer, estamos falando de uma medida na casa de 2,80 metros, portanto muito maior que o da Montana antiga e da atual Strada CD. E menor que os quase 3 metros da Toro. Na largura, são 1,80 metro, praticamente a mesma da Oroch (com 1,82 m), e 7 cm maior que a da Strada. Tal como nas demais medidas, o valor é inferior ao da Toro, que é mais larga com 1,84 m.
Nova Montana tem caçamba multitarefa
Embora a capacidade de carga da Montana ainda não tenha sido revelada, o volume da caçamba já é conhecido. São 874 litros de capacidade, próximo aos 844 l da Strada CD, e bem mais que os 683 l da Oroch. É neste quesito, aliás, vem o primeiro revés da Fiat Toro, com 820 l no compartimento de carga. A propósito, um trunfo da Montana será a vasta linha de acessórios para a caçamba, capaz de assumir diferentes configurações para acomodar cargas.
Motor turbo flex
Outra importante evolução é na mecânica. Enquanto a Montana antiga tinha apenas o veterano motor 1.4 8V flex, a nova também terá só uma opção, mas com receita bem mais moderna. Isso porque o escalado foi o moderno 1.2 12V flex, o mesmo da versão Premier do SUV Tracker. Por enquanto, a picape só está disponível com câmbio automático, mas em breve receberá opção de câmbio manual em futuras versões mais baratas.
Com isso, são 133 cv de potência e 21,4 mkgf torque, ante 99 cv e 13 mkgf da geração anterior. Na comparação com as concorrentes atuais, a Montana só fica atrás das versões 1.3 turbo de Oroch (170 cv e 27,5 mkgf) e Toro (185 cv e 27,5 mkgf). Além disso, supera com facilidade a Strada 1.3 flex automática (107 cv e 14,2 mkgf) e a Oroch 1.6 flex (120 cv e 16,2 mkgf).
Na cabine, o destaque é a multimídia de 8 polegadas, que vem acoplada ao quadro de instrumentos, dentro do novo padrão de estilo dos carros da marca da gravata. A tela terá internet e conexão sem fio com Android Auto e Apple Carplay. Por fim, o modelo será o primeiro veículo nacional com atualizações remotas “pelo ar”. A Chevrolet Montana 2023 está em pré-venda nas versões LTZ (R$ 134.490) e Premier (R$ 140.490). As entregas começam em fevereiro.