A um mês do fim de 2022, o mercado de elétricos tem motivos de sobra para comemorar. Entre janeiro e novembro, foram emplacadas 43.658 unidades de veículos com algum grau de eletrificação. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O número, no entanto, representa um aumento de 25% em relação às 34.990 unidades comercializadas em todo 2021.
Para essa soma, entretanto, os veículos eletrificados incluem os elétricos híbridos, HEV (Hybrid Electric Vehicles), elétricos híbridos plug-in, PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles), e elétricos 100% a bateria, BEV (Battery Electric Vehicle). Entram no computo automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários. Caminhões e ônibus, contudo, ficam de fora. Segundo a ABVE, 119 modelos de veículos leves eletrificados de 40 montadoras diferentes estão disponíveis no Brasil atualmente.
Com o aumento da oferta por parte das montadoras, entretanto, a participação destes modelos segue aumentando no mercado geral. Assim, alguns feitos inéditos começam a surgir. Pela primeira vez os modelos plug-in, ou seja, com recarga externa das baterias, alcançaram 1% de participação sobre todas as vendas de carros novos no Brasil. Por fim, somando-se todas as categorias de elétricos, a participação sobre o mercado total vai a 2,5%.
Os queridinhos
Por enquanto, a venda de veículos elétricos se concentra principalmente na região sudeste. Até o momento, 50% dos emplacamentos aconteceram nos estados da região, com destaque, então, para São Paulo. Os paulistas foram responsáveis, dessa forma, por mais de 36% dos carros eletrificados vendidos no Brasil até o momento. Só na capital, por exemplo, 6.606 carros desse tipo ganharam as ruas entre janeiro e novembro deste ano.
Entre os modelos híbridos (HEV), contudo, o preferido do público é o Toyota Corolla Cross, com 11.561 unidades emplacadas. Já entre os híbridos plug-in (PHEV), o novo Caoa Chery Tiggo 8 PRO lidera, então, com 1.848 unidades. Já os veículos 100% elétricos (BEV), o campeão de vendas é o Volvo XC40 Recharge, com 1.605 emplacamentos. Confira abaixo os rankings dos elétricos e híbridos mais vendidos no Brasil até novembro.
Ranking: os carros elétricos mais vendidos até novembro*
- 1º) Volvo XC40 – 1.605
- 2º) Caoa Chery iCar – 779
- 3º) JAC E-JS1 – 589
- 4º) Volvo C40 – 546
- 5º) Renault Kwid E-Tech – 420
- 6º) Renault Kangoo EV – 400
- 7º) Audi E-Tron – 396
- 8º) Mini Cooper SE – 348
- 9º) Nissan Leaf – 341
- 10º) Citroën e-Jumpy – 243
- 11º) Porsche Taycan – 233
- 12º) JAC E-JS4 – 211
- 13º) Peugeot e-Expert – 208
- 14º) Renault Zoe – 203
- 15º) Fiat 500e – 195
- 16º) BYD Tan EV – 170
- 17º) BMW IX – 156
- 18º) BMW i3 – 120
- 19º) BMW iX3 – 107
- 20º) Audi E-Tron GT – 45
Ranking: os carros híbridos mais vendidos até novembro*
- 1º) Toyota Corolla Cross – 11.561
- 2º) Toyota Corolla Altis – 6.453
- 3º) Caoa Chery Tiggo 5X PRO Hybrid – 1.979
- 4º) Caoa Chery Tiggo 8 PRO Hybrid – 1.848
- 5º) Volvo XC60 – 1.567
- 6º) Caoa Cherry Tiggo 7 PRO Hybrid – 1.058
- 7º) Mercedes Classe C – 980
- 8º) Land Rover Discovery – 977
- 9º) Toyota RAV4 – 970
- 10º) BMW X5 – 958
- 11º) Kia Stonic – 812
- 12º) Volvo XC90 – 764
- 13º) BMW X3 – 744
- 14º) Porsche Cayenne – 692
- 15º) BMW Série 3 – 542
- 16º) Kia Sportage – 517
*Os números são da ABVE – Associação Brasileira do Veiculo Elétrico.