Você está lendo...
VW ID. Buzz, a ‘Kombi elétrica’, tira nota máxima em teste de colisão
Notícias

VW ID. Buzz, a ‘Kombi elétrica’, tira nota máxima em teste de colisão

Avaliada pelo Euro NCAP, van elétrica Volkswagen ID.Buzz tira 5 estrelas; nova geração das picapes Ranger e Amarok também gabaritaram teste

João Del Arco, Especial para o Jornal do Carro

11 de dez, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen ID. Buzz é aprovado com excelência em testes de colisão
Crédito:Euro NCAP/divulgação

O Euro NCAP divulgou os últimos resultados relativos aos testes feitos em 2022. A instituição independente que avalia o nível de segurança dos carros à venda na Europa deu nota máxima à “Kombi elétrica“. O ID. Buzz, furgão da nova família de elétricos da Volkswagen, recebeu notas excelentes na proteção de passageiros adultos (92%) e infantis (87%).

Contudo, o resultado chama atenção pelo fato de veículos comerciais leves não irem tão bem nos testes como os automóveis. Embora a comparação seja inevitável entre a velha Kombi e a nova ID. Buzz em relação ao formato da carroceria e proposta de uso semelhantes, é inegável o avanço que os 70 anos de diferença entre os projetos são capazes de proporcionar.

Euro NCAP/divulgação

Publicidade


Enquanto a Kombi sucumbiu à legislação no Brasil por não ser capaz de oferecer freios ABS e, principalmente, airbags frontais, o novo modelo oferece diferentes itens de auxílio à condução. Por isso mesmo, sua pontuação em equipamentos de segurança ficou em 90%. O único “pênalti” do ID. Buzz foi a proteção relativa a pedestres. Apesar dos 60% de pontuação neste quesito, o modelo foi aprovado com méritos e alcançou a avaliação máxima do instituto.



Novas Amarok e Ranger vão bem

Embora algumas unidades do ID. Buzz estejam no Brasil para ações da VW em eventos de mobilidade urbana e veículos elétricos, a sua vinda é incerta. Ou seja, situação bem diferente à da nova Ford Ranger, cujos testes de rodagem no Brasil já começaram. Com estreia programada para 2023, a Ranger também recebeu a pontuação máxima do Euro NCAP.

Euro NCAP/divulgação

Para os ocupantes, as notas foram 84% para adultos e 90% para crianças. Já a proteção dos pedestres atingiu 74% de 100%. Em relação aos equipamentos de assistência à condução, o ID.Buzz obteve pontuação de 84%. Estas foram as mesmas notas obtidas pela nova VW Amarok. Ambas compartilham plataforma e equipamentos, mas, enquanto a picape da Ford está prestes a estrear no Brasil, com produção na Argentina, a nova geração da picape média da Volkswagen não deve chegar por aqui tão cedo – deve vir somente depois de 2025.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião