Depois de lançar vários carros elétricos e híbridos nos últimos meses, a BYD planeja disputar em breve o cobiçado mercado de picapes. Mas, claro, dentro da estratégia da marca chinesa, com baterias e um conjunto mecânico eletrificado. Conforme mostram os flagras feitos na China, a montadora tem uma nova picape média quase pronta. Ainda sem nome, o modelo estava sobre uma plataforma e com camuflagem pesada na carroceria.
Entretanto, deu para notar que se trata de um modelo da BYD por conta de um discreto detalhe: o logotipo da empresa nas rodas. Nas imagens dá para ver pouco do visual da picape. Os faróis, por exemplo, são bipartidos e as lanternas parecem unidas por barra. Outro elemento revelado é o plugue de carregamento das baterias, que fica próximo à caçamba. Assim, é certo que a nova picape terá um conjunto híbrido do tipo plug-in.
A imprensa chinesa acredita que a picape terá o mesmo sistema do SUV Song Plus, que chegou em novembro ao Brasil. O modelo combina um motor 1.5 a gasolina de 110 cv a outro elétrico de 179 cv. Juntos, geram 235 cv e torque de 40,7 mkgf. Aqui, a opção seria pioneira no segmento que tem Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia – todas a diesel. Com suspensão traseira multilink, a picape da BYD também poderá ter versão elétrica.
Submarca de luxo
Coincidentemente, a BYD revelou – também no mês passado – a nova submarca Yangwang. Focada em modelos premium, a divisão estreia no primeiro trimestre de 2023. Ou seja, talvez este seja o primeiro lançamento da marca de luxo. De acordo com a fabricante, o primeiro modelo seria um veículo elétrico off-road com preço entre US$ 100 mil e US$ 200 mil. Na conversão direta, algo entre R$ 530 mil e pouco mais de R$ 1 milhão.
De acordo com comunicado, como a BYD encerrou a produção de veículos a combustão, a Yangwang oferecerá somente modelos eletrificados. Ainda não está claro se serão híbridos plug-in ou puramente elétricos, mas espera-se que tenham tração nas quatro rodas.
Da mesma forma, estima-se que os modelos da mas Yangwang tenham, por dentro, uma inédita solução de conectividade com uma única tela curva sobre o painel. O display reuniria o quadro de instrumentos e o multimídia que controla o veículo.
Caso isso se confirme, a BYD vai na trilha de outras marca chinesas. A Great Wall Motor, por exemplo, já tem as marcas Tank (SUVs 4×4 de luxo) e Poer (picapes inteligentes). A Chery, por sua vez, lançou a Jetour, também com foco no off-road – o SUV TX é uma espécie de “Defender chinês”, com visual que lembra o jipe da Land Rover. Seja BYD ou Yangwang, o que se sabe é que os testes já começaram e, assim, novas informações chegarão em breve.