A Volkswagen confirmou que vai apresentar um novo carro elétrico no próximo dia 3 de janeiro. Será no dia da abertura da Consumer Electronics Show (CES), a famosa feira de tecnologia e eletrônicos que é realizada anualmente nos EUA. A marca alemã, contudo, não deu maiores detalhes sobre o modelo, a não ser a confirmação da revelação.
No entanto, espera-se que o novo modelo seja a versão de produção do conceito ID.Aero, mostrado em junho deste ano. Sucessor do Passat, o sedã elétrico é o futuro rival do Tesla Model 3. Embora o nome não tenha sido revelado, a sua plataforma será a MEB modular, que serve aos demais modelos da família “Intelligent Design” (ID) da marca alemã.
De toda forma, enquanto a apresentação acontece nos próximos dias, a produção em si começa na metade de 2023. Há ainda uma segunda probabilidade. Neste caso, a marca estaria prestes a apresentar a versão definitiva do ID.7 Tourer, a versão perua do sedã ID.Aero. Assim, fará um paralelo com os modelos a combustão da marca – no caso, ao Passat sedã e Variant.
Elétricos pelo mundo
Além de apresentar o novo modelo, a VW aproveitará a CES 2023 para familiarizar o público norte-americano aos ID.4 e ID. Buzz. O primeiro é o SUV elétrico com porte próximo ao do Tiguan. O segundo é a “Kombi elétrica”, já à venda na Europa em versões furgão e para passageiros. A van, no entanto, só deve estrear nos EUA em 2023, com entregas em 2024.
Por sinal, a Volkswagen tem obtido bons números com seus elétricos nos mercados europeu e chinês. De janeiro a setembro, a marca vendeu pouco mais de 207 mil carros a baterias. O volume, aliás, representa um aumento de 23,5% em relação ao mesmo período de 2021. Já as vendas de elétricos por parte de todo Grupo VW (incluindo marcas como Audi e Porsche) somaram no período 366 mil unidades, um acréscimo de 25% em relação ao mesmo período.