O Porsche Panamera vendido no Brasil parte de R$ 689 mil. Na China, o sedã alemão tem tabela de cerca de R$ 760 mil. Porém, houve um erro no sistema de uma concessionária chinesa. Com isso, o carro foi oferecido por cerca de R$ 94 mil. Ou seja, por preço próximo ao de um Volkswagen Polo TSI. Como a procura disparou, a falha foi percebida e a “oferta”, cancelada.
De acordo com postagens feitas no Weibo, o twitter chinês, mais de 500 interessados correram para dar entrada no carro. De acordo com as publicações, alguns tentaram garantir um Porsche pagando apenas 911 yuans. Ou seja, cerca de R$ 690. Esse seria o valor do depósito para garantir a reserva do modelo.
Seja como for, mesmo quem conseguiu fazer o depósito teve o valor reembolsado, também segundo postagens feitas no Weibo. Contudo, aparentemente um sortudo conseguiu um bom desconto. De acordo com a agência Bloomberg, a Porsche informou que fez um “negócio agradável” envolvendo um carro que estava no estoque na concessionária chinesa.
Porsche celebra alta nas vendas
Apesar da falha de comunicação da concessionária na China, a Porsche não tem do que reclamar. Ao contrário, a marca celebra os bons resultados de vendas no mundo todo. Segundo o balanço da alemã divulgado há menos de um mês, em 2022 foram vendidas 309.884 unidades no planeta. Ou seja, o resultado é 3% maior que registrado em 2021.
Assim como ocorreu em outros mercados importantes, no Brasil a Porsche vai muito bem, obrigado. Em 2022, as vendas no País bateram recorde pelo sétimo ano consecutivo. Em outras palavras, 3.202 veículos foram emplacados. O líder de vendas por aqui foi o Macan, com 1.095 unidades, ou mais de 34% do total.
China é o maior mercado da Porsche
Na segunda posição ficou outro SUV, o Cayenne, com 930 unidades. O esportivo 911 ficou na terceira posição, com 580 vendas. Em seguida vêm o esportivo elétrico Taycan, com 237 emplacamentos e o Panamera, com 230. Curiosamente, o 718 Boxster e 718 Cayman, carros mais baratos da Porsche, foram os com menores vendas – 130, somando os dois.
A China continua sendo o maior da Porsche no mundo. De acordo com a marca, 93.286 carros foram entregues naquele país em 2022. Porém, o número representa queda de 2% ante 2021. Portanto, os 500 Panamera que deixaram de ser vendidos pela concessionária de Yinchuan representam cerca de apenas 0,5% dos emplacamentos registrados no mercado chinês no ano passado.