A Honda ficou por muitos anos surfando no sucesso do HR-V em vários mercados. Mas o segmento mudou desde a estreia do modelo em 2015. Por isso, e ciente do domínio dos utilitários nas vendas globais, a marca japonesa corre para ampliar a gama de SUVs. E um dos próximos lançamentos já está em fase de testes na rua. Trata-se de um novo SUV compacto que promete ser o mais barato da fabricante. O nome ainda não foi revelado.
Os recentes flagras reforçam as apostas no teaser que a Honda divulgou no começo de janeiro. Embora apareça bastante camuflado, o novo SUV parece ter visual semelhante ao do HR-V que é feito em Itirapina (SP). Em comprimento, deverá ter entre 4,20 metros e 4,30 metros. Ou seja, o mesmo o tamanho do Hyundai Creta nacional. Além disso, o compacto terá base em uma versão atualizada da plataforma do Amaze sedã, à venda na Índia.
De acordo com o site indiano Autocar, o novato chegará ainda no primeiro semestre de 2023. Entretanto, não há nenhuma confirmação da Honda. No país asiático, o seu principal rival será o Hyundai Creta. Mas o modelo também vai competir com outros SUVs disponíveis no país como, por exemplo, Kia Seltos e VW Taigun (o nosso T-Cross). Na prática, será o sucessor do WR-V, que saiu de linha no começo de 2022 no Brasil, mas ganhou nova geração na Indonésia.
Tamanho de Creta, visual de HR-V
O futuro SUV da Honda apostará em um estilo mais quadrado e simples. Terá grade vertical e faróis retangulares que sustentam luzes diurnas de LEDs. Já as luzes de neblina terão um formato circular. A robustez fica por conta dos para-lamas mais pronunciados e do rack de teto. Os flagras ainda sugerem um spoiler traseiro e rodas de liga leve diferentes.
Por ora, não há registros da cabine, muito menos informações sobre a lista de equipamentos. No entanto, o novo SUV compacto da Honda vai compartilhar diversos recursos com os modelos mais atuais da montadora. Dessa forma, deve vir com câmeras 360 graus, carregador sem fio para smartphones e o pacote ADAS de condução semiautônoma.
Conjunto híbrido está nos planos
Sob o capô, o utilitário poderá ter o mesmo motor 1.5 aspirado do HR-V brasileiro. Lá, entretanto, é alimentado apenas com gasolina. Assim, gera até 121 cv de potência. No mais, especulações da imprensa indiana apontam para a inclusão de um conjunto híbrido e:HEV no portfólio. Contudo, até o momento, não há aposta de preço. A exportação para outros países e a fabricação no Brasil por ora estão fora de cogitação. De início, o foco do SUV será a Índia.