Conforme prometido, a Kia vai, de fato, apostar forte no segmento de carros elétricos até 2026. Logo depois de tirar da manga o EV9, a marca já trabalha em um novo modelo. Trata-se do EV5, que ainda está em forma de conceito, mas não demora a chegar às ruas para tentar tomar a clientela de outros SUVs a baterias, como o Volvo XC40, por exemplo. A previsão de lançamento na China é para este ano.
Bem como o irmão maior, o EV5 aposta em linhas quadradas dentro de um conceito bem moderno. Segue, portanto, o novo DNA da fabricante, com destaque para a frente alta e os faróis em formato vertical, como no EV9. A dianteira, chamada de “Digital Tiger Face”, homenageia a grade anteriormente usada em veículos a combustão. As lanternas, contudo, não chegam a ser como no crossover EV6, mas quase atravessam toda a carroceria.
Ajustes pontuais
Pelo que se pode notar, o EV5 de produção não deve mudar tanto frente ao conceito das fotos. A fabricante, a princípio, precisará apenas mudar alguns detalhes, como adição de maçanetas, retrovisores de acordo com a legislação vigente e outros pormenores. As rodas de 21″, porém, podem ser mantidas.
Das portas – que se abrem em formato suicida – para dentro, o modelo tem duas fileiras de assentos (quatro bancos, no total). O painel é bem minimalista. Nada de botões. E há uma única tela que engloba todos os comandos a bordo. Soluções como poltronas giratórias e porta-malas com área de carga customizável estão entre as inovações.
Entretanto, o layout deve ser retrabalhado para a versão de produção. A Kia afirma que usou apenas materiais ecológicos dentro do EV5. A lista, a princípio, inclui extrato de algas marinhas e garrafas PET recicladas nos assentos, portas, painel e forro do teto. Não há uso de couro animal.
O SUV, segundo especulações, usará a mesma base E-GMP dos novos modelos elétricos da Kia e Hyundai. Desse modo, oferece carregamento rápido, graças à arquitetura elétrica de 800 volts. Por falar em energia, o teto solar panorâmico do EV5 atua como painel solar e deve recarregar as baterias.
Ainda não há informações sobre dados técnicos. Portanto, não se sabe qual tipo de bateria ou a motorização elétrica que o modelo vai usar. Especulações apontam, ainda, que o modelo poderá ter dois motores elétricos. Desse modo, haverá opção de tração integral.