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Carro popular: Citroën surpreende com desconto no C3; veja novo preço
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Carro popular: Citroën surpreende com desconto no C3; veja novo preço

Após decreto do carro popular, a Citroën anunciou uma nova tabela de preços do hatch compacto C3, que recebeu um generoso desconto de R$ 7.000

Redação

07 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

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hatches Citroën C3 carro popular
Nova geração do Citroën C3 aposta no tamanho e na mecânica emprestada da Fiat para ter preço de hatch de entrada
Crédito:Citroën/Divulgação

Logo após a publicação do decreto do carro popular, a Citroën anunciou uma nova tabela de preços para o C3 a partir do plano de incentivo do Governo Federal. Em nota, a montadora divulgou nova tabela de preços para todas as versões do novo C3, com preços a partir de R$ 62.990 e sem alterações no pacote de equipamentos. Ou seja, com descontos de até R$ 7.000.

A versão Live vem de série, por exemplo, com travas, abertura do porta-malas e vidros dianteiros com acionamento elétrico, ar-condicionado, direção elétrica, luzes de condução diurna (DRL), controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, rodas de 15″ e outros. Além disso, os compradores podem adquirir o veículo com financiamento, com opção para algumas versões de taxa zero com 60% de entrada e o restante em 24 parcelas.



Confira os novos preços do C3 com descontos do carro popular

  • Live 1.0 – R$ 62.990 (exclusivo para faturamento direto para o cliente Pessoa Física)
  • Live Pack 1.0 – R$ 70.990
  • Feel 1.0 – R$ 74.990
  • C3 Feel 1.6 – R$ 84.990
  • C3 Feel Pack 1.6 automático – R$ 93.790
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Como vai funcionar o decreto do carro popular?

O pacote do carro popular vai conceder créditos tributários aos fabricantes de veículos. De início, o governo previu fazer um corte de 1,5% a 10,96% sobre o valor dos veículos com a redução de impostos (IPI e PIS/Cofins). Contudo, o plano mudou e o decreto vai conceder cortes de R$ 2.000 até R$ 8.000 na Nota Fiscal ao consumidor. A mudança aconteceu por causa da dificuldade do governo de encontrar uma compensação para a iniciativa.

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Quanto tempo vai durar o decreto do carro popular?

A medida do carro popular ainda será publicada como Medida Provisória e, dessa forma, deverá ter validade de quatro meses para veículos que custam até R$ 120 mil. O plano, portanto, deve durar quatro meses para as pessoas físicas. E pode ser estendido para as pessoas jurídicas. Afinal, as locadoras respondem por grande volume dos emplacamentos de novos.


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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.