Durante a apresentação da minivan Alphard, a Toyota confirmou que fará um novo SUV de alto luxo, uma versão derivada do sedã grande Century. Simon Humphries, diretor da marca, afirmou que o Century oferece o máximo na experiência em ser conduzido por um motorista particular, e que essa sensação precisa evoluir.
Entretanto, o diretor não deu mais detalhes, que serão revelados ao longo do ano. O sedã Century é o modelo mais luxuoso e exclusivo da marca, sendo o favorito da família imperial japonesa, por exemplo. Em produção desde 1967, o sedã chegou a ter o único motor V12 produzido no Japão, por exemplo. Atualmente, está em sua terceira geração.
Se no mercado doméstico japonês o sedã compete contra nomes como Mercedes Classe S e Rolls-Royce Phantom, a versão SUV deve virar o mercado de SUVs de luxo. Podem se esperar rivais como o Rolls-Royce Cullinan e Bentley Bentayga, por exemplo. Em matéria de visual, esperam-se itens que remetam ao visual conservador do sedã, com ênfase maior no luxo da parte interna.
Assim como no sedã, o foco principal será o luxo e conforto para quem anda no banco de trás. Seguindo a tendência de nomes como Maybach e Rolls-Royce, é possível que haja uma configuração de apenas duas poltronas traseiras, onde um console central reune todos os controles dos bancos e do entretenimento, por exemplo.
Toyota Century SUV pode usar conjunto híbrido do sedã
Se o assunto é desempenho, é possível que o modelo utilize o mesmo conjunto híbrido já existente no Century. O sedã utiliza um motor V8 com 381 cv de potência, junto de um elétrico com 224 cv, com a potência combinada de 431 cv. Junto do conjunto mecânico hibrido, está uma transmissão CVT. Também existe a opção de um motor V6 aspirado, também híbrido, já usado nos Lexus LC e LS. Nessa opção, o V6 e outros dois motores elétricos entregam 358 cv.
Por fim, é possível especular que, por se tratar de um veículo de luxo topo de linha na Toyota, possa se criar um conjunto mecânico inteiramente do zero, por exemplo. Desta forma, o Century SUV seria o primeiro a utilizar tal tecnologia, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!