A nova geração do Ford Territory está no Brasil. A marca confirmou a chegada do SUV no 2º semestre deste ano e vai mostrar o modelo durante o Festival Interlagos 2023, que abre ao público nesta sexta-feira (21) e vai até o próximo domingo (23). Tal como o nome sugere, o evento acontece no Autódromo de Interlagos, na zona Sul da capital paulista. Além do novo Ford Territory, outros modelos farão sua estreia na pista que recebe a Fórmula 1.
É o caso do Toyota GR Corolla, inédita versão hatch com preparação de carro de corrida, e do ORA GT, primeiro modelo da marca de veículos elétricos da GWM. No caso da Ford, o Territory é a principal atração e uma esperança de vendas. Afinal, o SUV muda completamente, desde a plataforma até a mecânica, que tem um novo motor 1.8 turbo Ecoboost a gasolina com 190 cv de potência.
Como é o novo Ford Territory
Opção abaixo do Bronco Sport, o Ford Territory já está à venda no México, com preços a partir de 589 mil pesos, o equivalente a quase R$ 155 mil, na conversão direta. Mas aqui deve chegar com tabela próxima de R$ 200 mil. Apesar de manter o nome, o SUV chinês não tem nada a ver com o modelo que ainda à venda no Brasil. A nova geração é, na verdade, o Equator Sport, irmão menor do Equator, SUV feito pela marca do oval azul em parceria com a chinesa Jiangling Motors (JMC).
Disponível na China em três versões de acabamento (Ambiente, Trend e Titanium), o novo Territory chega em breve para disputar vendas com os líderes Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, ambos com produção nacional. Assim, mantém a estratégia adotada quando o atual Territory chegou, em 2020. Entretanto, desta vez, a Ford apostará em um SUV mais imponente, com o visual mais recente dos carros da marca.
Na estética, o novo Ford Territory abandona o estilo mais tradicional da primeira geração e adota um desenho bem mais moderno. Na frente, conjunto óptico é Full LED. Mas o destaque é a disposição, com as luzes diurnas com efeito tridimensional e posicionadas acima do conjunto principal. Nas laterais, tem rodas de 19 polegadas. Atrás, por fim, tem lanternas estreitas em formato horizontal e iluminadas com LEDs, e um grande difusor. O nome “Territory” no centro da tampa do porta-malas, em letras garrafais.
SUV troca plataforma e está maior
Em relação às medidas, o novo Territory tem 4,63 metros. Ou seja, 4 centímetros a mais que o modelo atual. No mais, tem 1,93 m de largura, 1,71 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Assim, ligeira vantagem sobre Jeep Compass e VW Taos, com 2,62 m e 2,68 m, respectivamente. Já o porta-malas tem 448 litros de volume para bagagens.
Do lado de dentro, além de mais espaço, a Ford entrega conteúdo. Assim como no novo Mustang, tem tela sobre o painel que reúne quadro de instrumentos e central multimídia. Cada uma com 12″. Ademais, tem espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, bancos revestidos com couro, ar-condicionado automático, teto solar panorâmico e o aplicativo Ford Pass, que permite controle do carro pelo smartphone. Tem, por fim, ACC e frenagem de emergência.
Mecânica nova, mas ainda tradicional
Por último, mas não menos importante, temos o conjunto mecânico. Ao contrário do modelo chinês, com motor 1.5 EcoBoost de 170 cv, o mexicano adota o 1.8 EcoBoost. Este propulsor turbo movido a gasolina tem potência de 190 cv e torque máximo de 32,5 mkgf. Já o câmbio permanece automatizado com dupla embreagem e 7 marchas, com tração dianteira. Embora a marca não tenha confirmado, o novo Territory não deve demorar a chegar ao Brasil.
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