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Ford lança novo Territory no México e SUV chinês logo virá ao Brasil
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Ford lança novo Territory no México e SUV chinês logo virá ao Brasil

Nova geração do Ford Territory estreia com três configurações de acabamento e preços abaixo do Bronco; motor 1.8 turbo a gasolina gera 190 cv

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

26 de set, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Ford Territory
No México, Territory 2023 parte de 589 mil pesos, valor equivalente a quase R$ 155 mil
Crédito:Ford/Divulgação

A Ford lançou, no México, o novo Territory. Posicionado abaixo do Bronco Sport, o SUV tem preços a partir de 589 mil pesos, o equivalente a quase R$ 155 mil, na conversão direta. Mas apesar de manter o nome Territory, o novo modelo não tem nada a ver com o que é vendido atualmente no Brasil. Afinal, trata-se do Equator Sport, irmão menor do Equator, fruto da parceria entre a chinesa Jiangling Motors (JMC) e a marca do oval azul.

Ford
Ford/Divulgação

A missão do SUV, à venda na China em três versões de acabamento (Ambiente, Trend e Titanium), é disputar o segmento de SUVs médios, que no Brasil tem como líderes o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, ambos com produção nacional. Assim, mantém a estratégia adotada quando o atual Territory chegou, em 2020. Entretanto, desta vez, a Ford apostará em um SUV mais imponente com o novo visual dos carros da marca.

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Na estética, o SUV abandona o estilo mais tradicional da primeira geração (vídeo acima) e adota uma cara mais moderna. Na frente, conjunto óptico é totalmente iluminado por LEDs. Mas o destaque é sua disposição. Segue a moda das luzes de direção secundárias acima da grade dianteira (com efeito tridimensional) e os faróis posicionados mais abaixo.

Nas laterais, o Territory tem rodas de 19 polegadas. A parte de trás, por fim, traz lanternas estreitas, em formato horizontal e também iluminadas por LEDs, e um grande difusor. O nome “Territory” vem ao centro da tampa do porta-malas (448 litros), em letras garrafais.


Ford
Ford/Divulgação

Porte

Em relação às medidas, o novo Territory tem 4,63 metros. Ou seja, 4 centímetros a mais que o modelo atual. No mais, tem 1,93 m de largura, 1,71 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Assim, ligeira vantagem sobre Jeep Compass e VW Taos, com 2,62 m e 2,68 m, respectivamente.

Ford
Ford/Divulgação

Do lado de dentro, além de mais espaço, a Ford entrega conteúdo. Assim como no novo Mustang, tem tela sobre o painel que reúne quadro de instrumentos e central multimídia. Cada uma com 12″. Ademais, tem espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, bancos revestidos com couro, ar-condicionado automático, teto solar panorâmico e o aplicativo Ford Pass, que permite controle do carro pelo smartphone. Tem, por fim, ACC e frenagem de emergência.

Mecânica ainda tradicional

Por último, mas não menos importante, temos o conjunto mecânico. Ao contrário do modelo chinês, com motor 1.5 EcoBoost de 170 cv, o mexicano adota o 1.8 EcoBoost. Este propulsor turbo movido a gasolina tem potência de 190 cv e torque máximo de 32,5 mkgf. Já o câmbio permanece automatizado com dupla embreagem e 7 marchas, com tração dianteira. Embora a marca não tenha confirmado, o novo Territory não deve demorar a chegar ao Brasil.



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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.