Como em todos os casos que envolvem tecnologia, é óbvio que a tendência do carro elétrico é baixar de preço com o passar do tempo. Afinal, foi assim com o telefone celular, com a televisão e até com os próprios automóveis. Nesse sentido, a Volkswagen aproveitou para anunciar que pretende lançar um modelo movido a baterias por cerca de 20 mil euros (pouco mais de R$ 106 mil na conversão direta). Isso, no entanto, acontecerá apenas em 2027.
A fabricante alemã sabe que a única maneira de popularizar as vendas dos veículos elétricos é por meio do barateamento. Para isso, precisa apostar em modelos menores que, consequentemente, têm menos custos de produção.
Assim, nessa linha de corte de gastos, a VW deve construir esse novo modelo (por ora, chamado de ID.1) em uma plataforma de preço menor, desenvolvida pela Skoda (pertencente ao Grupo Volkswagen) – sediada na Índia, com mão de obra mais barata. Desse modo, não construirá o modelo na plataforma MEB Small (base do ID.2). Tudo, no entanto, ainda segue em planos.
Como é o ID.2?
Posicionado abaixo do ID.3 (prometido ao Brasil), o ID.2 antecipa a nova geração do VW Golf a baterias. O modelo, que estreia em 2025 na Europa e terá preço inicial próximo de 25.000 euros (quase R$ 133 mil). Assim, já antecipa a meta da VW de popularizar os carros a baterias.
Com nova linguagem visual da marca, o hatch tem base na plataforma MEB. Entretanto, será o primeiro modelo sobre essa arquitetura com tração dianteira. Assim, vai contar com um motor elétrico capaz de gerar até 226 cv de potência. Entre 0 e 100 km/h, leva 7 segundos. A velocidade máxima, contudo, ficará em 160 km/h. Em relação à autonomia, percorre 450 km no ciclo WLTP. Ainda não há, por fim, informações sobre a capacidade da bateria.
A VW promete dez novos carros elétricos até 2026. Além do novo ID.3, tem, na lista, a Kombi elétrica ID.Buzz e o ID.7, que vai substituir o Passat.