Você está lendo...
Jaguar terá reposicionamento e novo visual para encerrar ‘mediocridade’
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Lançamentos

Jaguar terá reposicionamento e novo visual para encerrar ‘mediocridade’

A Jaguar está em busca de reposicionamento para encarar rivais de alto luxo como Bentley e Porsche, executivo diz que a marca está sem valor

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

27 de jul, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Jaguar
Novos carros da Jaguar terão visual ‘chocante’, diz chefe de design da JLR
Crédito:Divulgação/Jaguar

A Jaguar está em busca de profundas mudanças no posicionamento da marca e em seus produtos. De acordo com Gerry McGovern, chefe de design da JLR, e o novo CEO, Adrian Mardell, a marca quer livrar a sua atual “mediocridade” e criar um valor patrimonial. Sendo assim, a marca irá buscar inovação em novos carros, uma reestruturação que inclui o enxugamento no número de modelos e se reposicionar no mercado mirando os segmentos de alto luxo.

Reposicionamento da Jaguar

Antes de mais nada, durante uma reunião realizada em Gaydon (ING), o CEO e o designer da JLR disseram que o estado atual da marca é referente as decisões anteriores, que prejudicaram a marca. Isso porque, havia uma tentativa de criar uma BMW britânica. De forma com que atraia um número maior de compradores de carros de luxo, mas não houve sucesso.

Além disso, os dois lembram como a Jaguar teve sucesso na década de 90, principalmente na América do Norte. Quando seus carros eram mais caros e visavam um grupo demográfico mais rico do que a marca vem perseguindo nos últimos 20. Ou seja, eles buscam enfrentar marcas de luxo como Bentley e Porsche ao invés de, Audi e Mercedes-Benz, por exemplo. E também, que a América do Norte será um mercado chave para o ressurgimento da marca.

Publicidade


Jaguar F-Type 75
Jaguar/Divulgação

Todavia, a Jaguar buscou ampliar seus produtos anos últimos anos, com três modelos sedãs, (XE, XF e XJ), três SUVs (E-Pace, F-Pace e I-Pace) e um esportivo (F-Type). Em abril deste ano, McGovern disse que os próximos modelos da Jaguar serão inspirados em carros icônicos da marca, como o E-Type, com uma pegada mais esportiva. “Eles vão chocar muita gente”.

Seja como for, o designer disse que “pode ter certeza que não vamos nos preocupar em agradar a todos, até porque essa seria a sentença de morte para a marca. Foi isso que colocou a Jaguar na situação na qual se encontra hoje”.




Concessionárias com conceito de “boutique”

A Jaguar busca adotar um modelo de negócio completamente diferente do atual. No entanto, a marca não revelou mais detalhes sobre. Até o momento, sabe-se que os produtos da Jaguar não estarão disponíveis em todas as concessionárias da JLR.

Entretanto, isso também foi o motivo para esvaziar o valor de marca da Jaguar. Porém, como dito anteriormente a marca, que é uma das empresas dentro do conglomerado indiano Tata Motors, quer se reinventar.

Resumidamente, a Jaguar quer construir uma nova rede de lojas seguindo o conceito “boutiques“. Ou seja, não será possível encontrar esses novos elétricos em todas as concessionárias da JLR. Além disso, a marca está desenvolvendo uma plataforma que chamará JEA (Jaguar Electric Architecture) que servirá de base para os três primeiros elétricos da marca nesta nova fase.


Novo Jaguar F-PACE
Divulgação/Jaguar

Entre eles, o primeiro será um GT de quatro portas com uma autonomia de 700 km. Com um preço inicial estimado de quase US$ 130.000, cerca de R$ 617 mil na conversão direta. E que estará disponível em 2025. Fora isso, a marca ainda promete que o novo elétrico será mais potente do que qualquer outro modelo a combustão no histórico da empresa. O novo modelo será fabricado em Solihull, em West Midlands, no Reino Unido.

Por fim, até o fim deste ano será a Jaguar irá divulgar mais detalhes sobre o novo lançamento que virá em 2024, em mercados selecionados. No entanto, as entregas aos clientes irá ocorrer somente em 2025.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Montana RS: como é a versão esportiva da picape
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.