Você está lendo...
BYD adia início de produção no Brasil em quase um ano; veja cronograma
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

BYD adia início de produção no Brasil em quase um ano; veja cronograma

Fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, será lançada em outubro com a presença do presidente Lula, mas só começará a produzir veículos em 2025

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

04 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

BYD
BYD será a primeira marca a fabricar carros elétricos no Brasil
Crédito:Divulgação/BYD

A fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, irá ocupar o local onde a Ford produziu carros por mais de 20 anos no Brasil. Mas a montadora de origem chinesa ainda vai demorar a fabricar seus veículos por lá. Segundo Alexandre Baldy, porta-voz da BYD, isso só deve acontecer no 1º trimestre de 2025. Ou seja, um pouco depois do cronograma inicial, que previa o início das operações no 2º semestre de 2024. O atraso se deve à negociação da compra da fábrica. A informação é do site Autodata.



BYD DOLPHIN EV: NOVO ELÉTRICO DE ENTRADA TEM PREÇO DE KWID

BYD vai lançar fábrica em outubro com Lula

A compra da unidade não se deu de forma direta por questões internas na Ford e na BYD. A solução foi o governo do Estado da Bahia adquirir a fábrica e, em seguida, vendê-la. Após a resolução do impasse, os chineses fecharam negócio. E, então, deram início a uma avaliação minuciosa da área construída. A BYD planeja utilizar os prédios da Ford e expandir com novas construções. Entretanto, Baldy sinalizou que há intenção de “mudar todo o layout”.

Publicidade


A cerimônia de lançamento está agendada para outubro deste ano e contará com a presença do presidente global da BYD, Wang Chuanfu. Bem como com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, a BYD já está em contato com fornecedores locais, com foco na produção de veículos híbridos e elétricos. Baldy antecipou que algumas empresas já estão prontas para fornecer componentes para modelos híbridos flex.

Sem previsão para o início da produção de veículos

Por fim, quanto à extensão até 2032 dos regimes automotivos do Nordeste e do Centro-Oeste, a BYD ainda aguarda notícias positivas do Senado. O projeto está em análise e não avançou nos últimos dez dias. Mas haverá novidades nos próximos 180 a 240 dias.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Ford Territory chega para encarar Compass e Corolla Cross
Deixe sua opinião