Em dezembro de 2022, começaram a pipocar algumas fotos vazadas do Chery Tiggo 9. Agora, o modelo – lançado na China no comecinho do ano e que, no Brasil, vai mirar o Jeep Commander -, teve patentes registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A ideia é que o utilitário de sete lugares chegue por aqui, pelas mãos da Caoa, como SUV topo de linha da marca, acima, portanto, do Tiggo 8 Pro Plu-In Hybrid. Ou seja, deve custar acima dos R$ 240 mil.
Como ainda é cedo para falar em preços, vamos detalhar o carro em si. Destaque, a princípio, para a enorme grade dianteira em formato octogonal, com frisos verticais e o logotipo da marca iluminado. Faróis têm iluminação Full LEDs. Na parte inferior do para-choques, aberturas em formato de “L” trazem detalhes cromados. Nas laterais, o Tiggo 9 tem um toque de Range Rover, com linha de cintura alta, maçanetas retráteis e o teto quase chapado e inclinado com estilo cupê. As rodas têm 20″.
A traseira ostenta lanternas interligadas e iluminadas por LEDs. As colunas traseiras têm vidros que se prolongam até quase tocar o vigia. O nome “Chery”, por fim, fica em uma barra preta que une as lanternas.
Em medidas, o SUV tem 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,69 m de altura. No entre-eixos, são 2,82 metros de entre-eixos. Do lado de dentro, tem opções de cinco, seis, ou sete assentos. Tem até função de massagem nos dianteiros.
Luxo e tecnologia
Por falar na parte de dentro, tem revestimentos nos tons branco e marrom, além de costuras em dourado. Detalhes que imitam madeira deixam um ar mais luxuoso. Na parte de tecnologia, tem duas telas digitais com 12,3 polegadas cada – ficam, portanto, em uma única peça. Ademais, vem com head-up display (projeta informações do quadro de instrumentos no para-brisa), controle de cruzeiro adaptativo que reconhece placas de trânsito e volante com botões sensíveis ao toque entre os itens de série.
Debaixo do capô, no entanto, o Tiggo 9 vem com o motor 2.0 turbo, a gasolina, de 260 cv e 40,7 mkgf de torque. Tem, por fim, tração integral como item opcional. Como é de se esperar, a marca já fala em planos de oferecer versões híbrida e híbrida plug-in (recarrega na tomada). Nesta última, espera-se autonomia de 1.300 km e o já mencionado 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.
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