Você está lendo...
Pininfarina B95 é o carro elétrico mais caro do mundo
Notícias

Pininfarina B95 é o carro elétrico mais caro do mundo

B95 é supercarro elétrico equipado com quatro motores que entregam 1.900 cv de potência; modelo terá apenas 10 unidades produzidas

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

22 de set, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

carro elétrico
Novo Pininfarina B95 tem design ousado e muita fibra de carbono
Crédito:Divulgação/Pininfarina

Recentemente, a Pininfarina apresentou seu mais novo supercarro, o B95. O esportivo elétrico surgiu durante o Monterey Car Week, na Califórnia, Estados Unidos. Além do visual incomum, o modelo surpreende pelo desempenho e nível de tecnologias eletrônicas. No entanto, o que mais chama atenção é o preço, de nada menos do que m,€ 4,4 milhões. Ou seja, mais de R$ 23 milhões na conversão direta, sem taxas. Assim, o Pininfarina B95 é o carro elétrico mais caro do mundo.

De acordo com a marca italiana, apenas 10 unidades vão ser fabricadas. Então, estamos falando de um modelo ultra exclusivo. Seja como for, os primeiros B95 devem ser entregues no início de 2025, Portanto, quando a Pininfariana completará 95 anos. Aliás, por isso o número alusivo à celebração está no nome do carro. Além disso, o “B” significa barchetta. Ou seja, o tipo de carroceria de antigos esportivos italianos. Esse desenho, que remete a barcos velozes, inclui traseira curta, capô longo e ausência de teto ou capota.



carro elétrico
Fotos: Pininfarina

Publicidade


Como é o supercarro elétrico?

Assim, o visual do carro é bastante ousado. A dianteira, por exemplo, tem finos faróis de LEDs que se integram à linha da dobra do capô. Além disso, a tampa dianteira tem uma grande entrada de ar com acabamento feito de fibra de carbono. Destaque também para o formato dos retrovisores, que visa melhorar a aerodinâmica. A enorme saia na parte inferior completa o visual esportivo.

Por fim, não há para-brisa. Assim, duas peças de policarbonato, sendo uma para o motorista e outra para o passageiro, desviam o fluxo de ar dos dois ocupantes. Inclusive, elas podem ser ajustadas de forma elétrica. Na traseira, há uma grande tomada de ar, lanternas de LEDs e para-choque envolvente.


As rodas, por sua vez, são de 20 polegadas na dianteira e 21″ na traseira. A carroceria tem pintura com duas cores – amarela e cinza. Bem como com acabamentos de fibra de carbono e alumínio.

carro elétrico

Cabine luxuosa

Na cabine, há várias pelas de fibra de carbono. O painel te três telas à frente do motorista. Elas se dividem entre quadro de instrumentos, multimídia e um grande velocímetro. Aliás, no acabamento o Pininfarina B95 conta com alto nível de detalhes e muito luxo. Os bancos, assim como painel, são cobertos de couro marrom. Nos encostos dos assentos, o revestimento é de tweed, que dá um ar refinado. Seja como for, os compradores podem personalizar o carro por meio de uma ampla lista de opções.


1.900 cv de potência

Sob o capô, o B95 herda o conjunto elétrico do Battista, considerado como o carro mais rápido do mundo em 2022. Portanto, há quatro motores elétricos e baterias de 120 kWh. Ao todo, são nada menos do que 1.900 cv de potência. Com esse conjunto, o Pininfarina pode acelerar de 0 a 96 km/h em menos de 2 segundos. Além disso, sua velocidade máxima supera os 300 km/h.

Para segurar todo esse ímpeto, o carro tem freios da Brembo com discos de carbonocerâmica. Assim como pinças de seis pistões. Por fim, o esportivo também de destaca pelo tempo necessário para o carregamento. Em pontos de recarga ultrarrápidos, dá para repor de 20% a 80% da capacidade das baterias em apenas 25 minutos.


Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BMW i7: conheça a limusine elétrica de 544 cv com telão de cinema
Deixe sua opinião