Você está lendo...
VW Up! sai de linha na Europa e dará lugar a novo carro elétrico ID.1
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

VW Up! sai de linha na Europa e dará lugar a novo carro elétrico ID.1

Subcompacto da VW tem a produção encerrada na Europa, onde era produzido na Bratislava, na Eslováquia; modelo deve ser substituido pelo ID.1

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

14 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Up!
Volkswagen Up! teve até versão elétrica, chamada e-Up!, que nunca veio ao Brasil
Crédito:Divulgação/Volkswagen

O Volkswagen Up!, subcompacto da marca alemã, saiu de linha no Brasil em 2021, três meses após ter sua linha 2021 anunciada. Ainda que a marca tenha tentado emplacar o modelo como um 4 lugares, ao invés de 5, evitando a adição de um cinto de três pontos para quem viaja no meio, seu fim era mais do que certo. Agora, o mesmo acontece na VW da Europa.

Substituto do VW Fox no mercado do velho continente, o Up! teve sua produção encerrada, segundo a revista Autocar. O modelo tinha sua produção na fábrica da marca na Bratislava, na Eslováquia, e encerrou um ciclo de 12 anos de produção, iniciado oficialmente no ano de 2011.



O planos da Volkswagen para a Europa são outros, segundo a publicação britânica. Agora, o hatch Polo assume o lugar de veículo de entrada da marca, e mesmo assim corre o risco de também sair de linha. Apesar de contar com uma versão elétrica, chamada e-Up!, o modelo será futuramente substituído pela nova aposta elétrica da marca, o VW ID.1.

Publicidade


Volkswagen ID.2 será o primeiro modelo com tração dianteira sobre plataforma MEB (VW/Divulgação)

A expectativa é de que o novo modelo elétrico da marca tenha preço abaixo dos R$ 100 mil na Europa, e que o Polo ceda lugar a outro elétrico, o ID.2, cujas linhas são do ID.2all. O modelo tem como destaque o interior, com tem elementos que rementem a grandes sucessos da marca no passado. 

VW Up! era ágil na cidade e tinha motor Turbo

Up! TSI impressionava pelo desempenho nas acelerações (VW/Divulgação)

O Volkswagen Up! teve vendas no Brasil entre 2014 e 2021, e tinha como destaques a moderna construção da carroceria, o baixo peso e agilidade no circuito urbano. Além disso, o motor 1.0 3 cilindros aspirado tinha bom desempenho. Entretanto, o modelo ganhou fama por conta do motor 1.0 TSI, turbo, e a adição da famigerada tampa traseira preta.

Por fim, tendo que lidar com problemas de fornecimento de matéria-prima e peças para o modelo ainda em 2020, a produção da VW focou em modelos com maior índice de vendas, como a linha Gol/Voyage. Além disso, também na preparação da planta de Taubaté (SP) para receber a produção do futuro Polo Track, substituto do Gol. Vendido em versão única Xtreme TSI, saiu de cena em abril de 2021.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
GWM Ora 03: hatch elétrico chinês é uma boa compra? Conheça

Deixe sua opinião