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VW Up! sai de linha na Europa e se despede do mercado
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VW Up! sai de linha na Europa e se despede do mercado

Após dois anos do fim de linha no Brasil, VW Up! deixa de ser produzido na Europa, onde estreou em 2011 e teve mais de 1 milhão de unidades emplacadas

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

01 de fev, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Up!
Volkswagen Up! GTi tinha motor 1.0 turbo de 115 cv
Crédito:Divulgação/Volkswagen

Após 12 anos de história, o Volkswagen Up! saiu de linha na Europa. Isso já era esperado, afinal, há algum tempo circulavam rumores sobre isso na imprensa internacional. A primeira versão a se despedir é a esportiva GTi, com motor 1.0 de 115 cv. Logo em seguida, as demais configurações, inclusive a elétrica, deixarão de ser produzidas. Assim, serão feitas apenas unidades para atender as últimas encomendadas.

Feito na Europa desde 2011, o compacto da VW emplacou cerca de 973 mil unidades, considerando apenas as versões com motor a combustão. Entretanto, incluindo o elétrico Up! EV, a marca ultrapassa a casa de um milhão de vendas. No Brasil, o hatch compacto saiu de cena em 2021.

Divulgação/Volkswagen

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Por aqui, o Up! estreou em 2014. Contudo, saiu de linha para abrir espaço para outros modelos na fábrica de Taubaté (SP). Entre eles está, por exemplo, o Polo Track. Ou seja, o novo carro de entrada da marca que vai substituir o Gol. Vale lembrar que, desde o anúncio do fim do Up!, outros carros da VW também saíram de linha, como Fox e Voyage.

Up! GTi

Seja como for, o Up! GTi fez bastante sucesso na Europa. Principalmente por causa da pegada esportiva. Sob o capô estava o motor 1.0 turbo de 115 cv de potência e 20 mkgf de torque. O câmbio era o manual de seis marchas com relações mais curtas. Com esse conjunto, o carro podia acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Já a velocidade máxima era de 196 km/h.

Up!
Divulgação/Volkswagen

Em relação ao visual, o modelo tinha detalhes vermelhos em várias partes. Além disso, a cabine também tinha acabamento esportivo. Aliás, o tecido xadrez dos revestimentos dos bancos, por exemplo, era igual do Golf esportivo.



Versão elétrica não chegou ao Brasil

Já a versão elétrica e-Up! estreou na Europa em 2013. Entretanto, foi apenas em 2019 que ela caiu nas graças do público, quando recebeu retoques no visual e a autonomia passou a ser de 260 km. A variante, inclusive, foi cotada para vir ao Brasil. No entanto, o lançamento nunca chegou a ocorrer.

Em agosto de 2022, o VW e-Up! estreou no Uruguai com preço de US$ 38.990. Ou seja, uns R$ 200 mil atualmente, na conversão direta, sem taxas. Essa foi a última esperança do modelo chegar ao mercado brasileiro. A versão elétrica do hatch era importada da Alemanha.


Up!
Divulgação/Volkswagen

De acordo com a VW, o motor elétrico tem potência de 61 kW, equivalentes a 83 cv. O torque máximo é de 21,4 mkgf. Como resultado, o compacto pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e chegar a 130 km/h. Além disso, as baterias têm capacidade de 32,3 kWh e o consumo é de 17,3 kWh/100 km.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.