A instalação de ar-condicionado em carros que não trazem o sistema de fábrica está em alta. Afinal, a busca por conforto térmico em meio ao trânsito nos últimos dias levou muitos motoristas a considerar o equipamento. Mas é crucial avaliar alguns pontos. Por exemplo, o custo, possíveis adaptações e a escolha de oficinas. Vamos a eles:
As peças do sistema
Nem todos os carros estão preparados para receber o ar-condicionado. Em alguns casos, é preciso modificar o interior para acomodar o sistema. Além disso, modelos mais antigos vão exigir adaptações extras na elétrica e encaixes. Isso porque o sistema reúne vários componentes. Há chicotes e mangueiras, compressor, condensador, válvula de pressão, ventilador e reservatório. Por fim, os clássicos precisarão de peças de carros mais novos, o que vai afetar a originalidade.
A potência do motor
Tenha em mente que adicionar um sistema de ar-condicionado ao carro vai afetar a potência do motor. Bem como resultará em aumento no consumo de combustível. Portanto, certifique-se de que o equipamento é compatível com o veículo. Nos carros novos, por exemplo, o ar-condicionado costuma aumentar em 10% o consumo médio.
A mão de obra
A instalação de um sistema de ar-condicionado deve ser feita somente em oficinas especializadas. E por profissionais gabaritados. Escolher uma empresa com tradição no ramo vai vai exigir investimento, mas poupará o proprietário de aborrecimentos.
A manutenção
Assim como os sistemas de ar-condicionado de fábrica, o equipamento não original vai exigir manutenção regular. Dessa forma, certifique-se de cumprir as orientações do fabricante para garantir o desempenho adequado. E a durabilidade do sistema.
A garantia do sistema
Verifique na oficina se a instalação do ar-condicionado inclui garantia. Isso pode ser útil para eventuais problemas que possam surgir após no futuro.
O custo do ar-condicionado
A instalação de ar-condicionado em um carro sem o equipamento de fábrica pode ser cara. Os custos variam, afinal, além do profissional que fará a instalação, o modelo pode exigir adaptações. Bem como componentes específicos. Aliás, alguns deles difíceis de achar. Assim, uma dica é orçar o serviço em duas ou três oficinas diferentes. Em geral, nos hatches e sedãs de entradas, que são mais baratos, o custo da instalação chega a R$ 5 mil.
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