A montadora Toyota anunciou, na última quarta-feira (20), que fará um recall internacional atingindo 1,12 milhão de automóveis. O chamamento inclui modelos Toyota Avalon, Camry, Corolla, RAV4, Highlander e Sienna Hybrid, bem como também os Lexus ES250, ES300H e RX350. O motivo estaria relacionado aos airbags usados nos carros citados, feitos entre os anos de 2020 a 2022.
Após uma investigação realizada, descobriu-se que o sensor do Sistema de Classificação de Ocupantes (OCS) pode sofrer um curto-circuito, impedindo assim a identificação do ocupante do banco do passageiro, seja criança ou adulto.
Tal defeito pode afetar a calibração do airbag, colocando uma carga maior ou menor em caso de colisão, podendo ferir crianças ou oferecer pouco suporte para adultos, por exemplo. Em ambos os casos, o risco tem grande gravidade.
No recall, substitui-se o banco do passageiro direito, com ajuste elétrico de oito posições, afetado pelo defeito no OCS. A montadora pede que os proprietários levem seus veículos até um concessionário Toyota, onde passam por avaliação e inspeção. Assim, o componente citado passa por substituição. Felizmente, nenhum acidente aconteceu.
Por enquanto, a Toyota do Brasil ainda não informou se o recall internacional contempla também os modelos Corolla e Corolla Cross vendidos no Brasil, por exemplo. Seja como for, bolsas de ar podem impedir uma maior gravidade em um acidente, e estão ligadas a diversos sensores, espalhados em áreas sensíveis de um automóvel.
Por fim, o item de segurança tornou-se obrigatório em veículos vendidos no Brasil desde o ano de 2013. Além disso, o sistema de freios ABS também passou a constar, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!