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Toyota faz recall de 1,12 milhão de veículos por falha no airbag
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Manutenção

Toyota faz recall de 1,12 milhão de veículos por falha no airbag

Recall realizado pela Toyota contempla ampla gama de veículos, e exige substituição de componente relacionado ao airbag do passageiro

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

22 de dez, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Camry de oitava geração e demais modelos estão envolvidos no recall
Crédito:Toyota/Divulgação

A montadora Toyota anunciou, na última quarta-feira (20), que fará um recall internacional atingindo 1,12 milhão de automóveis. O chamamento inclui modelos Toyota Avalon, Camry, Corolla, RAV4, Highlander e Sienna Hybrid, bem como também os Lexus ES250, ES300H e RX350. O motivo estaria relacionado aos airbags usados nos carros citados, feitos entre os anos de 2020 a 2022.

Após uma investigação realizada, descobriu-se que o sensor do Sistema de Classificação de Ocupantes (OCS) pode sofrer um curto-circuito, impedindo assim a identificação do ocupante do banco do passageiro, seja criança ou adulto. 



Toyota-Prius-airbag
Toyota/Divulgação

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Tal defeito pode afetar a calibração do airbag, colocando uma carga maior ou menor em caso de colisão, podendo ferir crianças ou oferecer pouco suporte para adultos, por exemplo. Em ambos os casos, o risco tem grande gravidade.

No recall, substitui-se o banco do passageiro direito, com ajuste elétrico de oito posições, afetado pelo defeito no OCS. A montadora pede que os proprietários levem seus veículos até um concessionário Toyota, onde passam por avaliação e inspeção. Assim, o componente citado passa por substituição. Felizmente, nenhum acidente aconteceu.

Por enquanto, a Toyota do Brasil ainda não informou se o recall internacional contempla também os modelos Corolla e Corolla Cross vendidos no Brasil, por exemplo. Seja como for, bolsas de ar podem impedir uma maior gravidade em um acidente, e estão ligadas a diversos sensores, espalhados em áreas sensíveis de um automóvel.


Por fim, o item de segurança tornou-se obrigatório em veículos vendidos no Brasil desde o ano de 2013. Além disso, o sistema de freios ABS também passou a constar, por exemplo.

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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.